O que é Comunicação Alternativa?

0
279
Visualizações
comunicação alternativa

Antes de falar sobre Comunicação Alternativa, você sabe o que é a comunicação? Ao contrário do que pensamos, ela vai muito além da fala. A comunicação é um termo abrangente que envolve vários aspectos de linguagem.

Além da parte verbal, a comunicação engloba expressões, gestos, imagens e vários outros elementos que permitem a compreensão da mensagem que o outro quer nos enviar, ou que ele entenda o sentido do que está recebendo.

Mas o que é a Comunicação Alternativa, afinal?

Tendo início na década de 70, a Comunicação Alternativa, usada especialmente na área educacional, é uma técnica ou metodologia voltada a pessoas que têm dificuldade na fala, geralmente por culpa de alguma deficiência ou doença.

Este procedimento busca melhorar de maneira eficiente a comunicação destas pessoas, principalmente para o desenvolvimento pedagógico e social das mesmas.

A Comunicação Alternativa é um processo que olha o indivíduo, e trabalha de maneira única e inclusiva com cada um, baseada nas condições e dificuldades apresentadas.

Para quem, especificamente, é direcionado este tipo de comunicação?

• Crianças ou adultos que tenham problema no desenvolvimento da fala e escrita;

• Pessoas com problemas no desenvolvimento de linguagem, cognitivo e emocional.

Ela substitui a fala na hora da comunicação?

A Comunicação Alternativa, basicamente, permite a realização da comunicação por meio de recursos alternativos, como gestos, símbolos, imagens, jogos de tabuleiros, equipamentos de voz, escrita, entre muitos outros.

Em cada caso é usada uma técnica diferente que irá beneficiar a comunicação e interação social do estudante, assim como melhorar sua aprendizagem dentro da escola.

Sendo assim, ela não substitui a fala, e sim contribui para a realização da comunicação com aquelas pessoas que têm algum tipo de defasagem oral.

Quais as vantagens da Comunicação Alternativa?

Quando se fala especificamente do sistema educacional, sabemos que a interação entre educador e o estudante é de extrema importância para um bom aprendizado e inclusão na sala de aula.

A Comunicação Alternativa vem para auxiliar aqueles estudantes que sofrem algum tipo de deficiência que afeta a fala, garantindo assim a interação efetiva deles no ambiente escolar.

Ela permite que a criança exponha suas ideias, dúvidas e problemas, e se comunique de forma eficaz com os colegas de classe e professores, por meio de recursos especialmente desenvolvidos para eles.

Além dos pontos citados acima, a Comunicação Alternativa também promove:

• Melhora na autoestima da criança ou do jovem;

• Melhoria na qualidade de vida, principalmente no ambiente escolar, social e familiar;

• Aumento de independência e na tomada de decisões;

• Melhora na comunicação funcional.

Como trabalhar este método

Levando-se em consideração que ela é um método adaptado para cada indivíduo, não podendo se repetir, existem várias opções e cenários em que a comunicação alternativa pode ser trabalhada.

O comum é usar materiais como imagens, fotos, desenhos, palavras, frases, letras e números. Assim o aluno pode apontar para estes conjuntos e montar frases para se comunicar.

Em alguns casos também são usados softwares e materiais mais tecnológicos para garantir a inclusão e aprendizado do estudante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome