Pós-graduação em Deficiência Intelectual: por que fazer

0
117
Visualizações
especialização em Deficiência Intelectual

A deficiência intelectual é definida como um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, simultaneamente a deficiências no comportamento adaptativo que ocorre na infância e adolescência, ou seja, antes da idade de dezoito anos.

Com funcionamento “abaixo da média”, queremos dizer um QI igual ou inferior a 70, obtido em testes psicométricos, mais definido pelo nível de severidade como: leve, moderado, severo ou extremo.

Geralmente, no entanto, indivíduos com deficiências intelectuais apresentam forças e fraquezas relativas em habilidades cognitivas específicas, que interagem envolvendo todo o funcionamento cognitivo, o que, consequentemente, afeta o aprendizado dessas crianças.

Por esse motivo, ter profissionais especializados em AEE em Deficiência intelectual, que saibam lidar com as necessidades e dificuldades dessa condição é essencial para o correto desenvolvimento infantil.

Abaixo você confere algumas informações que lhe farão escolher a especialização em Deficiência Intelectual e, de bônus, ainda lhe contaremos onde você pode encontrar esse curso. Confira!

A importância da escola na deficiência intelectual

A escola é – e sempre foi – o lugar da integração por excelência. Crescer ao lado de um parceiro deficiente significa aprender que a deficiência faz parte da vida, o que é normal. Ao mesmo tempo, para a menina ou menino com deficiência, participar da rotina de uma sala de aula é a melhor maneira exercer a igualdade e eliminar qualquer preconceito que possa existir nesse ambiente.

A importância do profissional de educação

A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um grande desafio para qualquer profissional da educação, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, cabe aos professores procurar novas posturas e habilidades que permitam problematizar, compreender e intervir nas diferentes situações que se deparam, além de auxiliarem na construção de uma proposta inclusiva, fazendo com que haja mudanças significativas pautadas nas possibilidades e com uma visão positiva das pessoas com necessidades especiais. No entanto, para isso, é necessário conhecimento e preparo. Por isso, a especialização se faz tão necessária nesse cenário.

Como funciona a especialização?

A Faculdade Finaci oferece a especialização em Deficiência Intelectual com o intuito de atualizar e capacitar profissionais da área para atuar de forma a oferecer o suporte necessário aos alunos com necessidades especiais.

Qual o público-alvo do curso?

  • Professores;
  • Diretores escolares;
  • Coordenadores;
  • Supervisores;
  • Psicólogos;
  • Pedagogos;
  • Assistentes sociais.

Para cursar a pós-graduação é importante que o profissional, independente da área, possua graduação anterior em curso superior.

O que irei aprender no curso?

A matriz curricular do curso é preparada inteiramente de forma a capacitar o profissional para lidar com todas as dificuldades do dia-a-dia que envolvem crianças com deficiência intelectual.

  • Problemas e Distúrbios de Aprendizagem;
  • Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor;
  • Avaliação e Intervenção Pedagógica;
  • Neurociências e o Processo de Aprendizagem;
  • Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa;
  • Deficiência Intelectual e AEE;
  • Legislação e Políticas Públicas de Inclusão e Multiculturalismo;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Ambientação.

Qual o formato do curso?

O curso de especialização em deficiência intelectual funciona na modalidade de Ensino à Distância (EaD), com o diferencial de aulas ao vivo 1 vez por semana com um professor capacitado. Esse formato permite uma aula mais humanizada e participativa.

Como posso me inscrever?

Para se inscrever, basta acessar o site da Faculdade Finaci e fazer sua matrícula online. Simples assim. Confira também as datas de início do curso e valores, acessando o link!


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome