Porque fazer um curso técnico: Veja 4 motivos

0
133
Visualizações

Será que vale a pena fazer um Curso Técnico ? Essa á uma dúvida recorrente de muitas pessoas no Brasil que desejam ingressar no mercado de trabalho. Nesse artigo, nós iremos te ajudar com essa decisão e te mostrar o porque fazer um curso técnico. Te mostraremos 4 motivos para você querer fazer um!

Os cursos técnicos estão em alta no Brasil porque são mais democráticos e acessíveis em relação às opções de curso superior. Indicados para pessoas de todas as idades e para os trabalhadores que estão há muito tempo no mercado, bem como para os estudantes que acabaram de sair do ensino médio, os cursos técnicos são ideais para preparar o profissional para que ele consiga avançar na carreira e conquistar vagas de emprego no mercado de trabalho.

Com menor tempo de duração e mensalidades mais acessíveis, um curso técnico trata-se de um curso de nível médio, que também pode ser chamado de curso de capacitação. Quer saber sobre o motivo de fazer um curso técnico é algo que vale muito a pena? Confira as informações que temos para você nesse post!

Sua duração é menor com relação a um curso superior

Enquanto os cursos superiores duram entre 4 e 6 anos, os cursos técnicos, segundo as especificações do Ministério da Educação (MEC), têm duração entre 18 e 24 meses, sendo que, ao concluir, o profissional adquire um diploma que vale em todo o território nacional.

Apesar da escolha entre o curso técnico ou faculdade ser uma dúvida recorrente, para muitos, essa é uma das maiores vantagens já que, segundo pesquisa na área, cerca de 70% das pessoas que realizam curso técnico conseguem um emprego no primeiro ano após a conclusão.

Ele possui um preço diferenciado

Conciliando atividades teóricas e práticas que capacitam o aluno para o mercado de trabalho, um dos principais motivos sobre fazer um curso técnico é que esse tipo de curso dispõe de mensalidades mais acessíveis em relação aos cursos de graduação. Além disso, há diversas instituições que promovem cursos técnicos 100% gratuitos, entre opções ideais para quem está no ensino médio, que quer uma recolocação na carreira ou procura por formação técnica.

Não precisa ter ensino médio

Os cursos técnicos podem ser feitos de 3 formas, atualmente, sendo:

  • Curso técnico integrado: quando o aluno realiza o curso do ensino médio integrado ao ensino técnico na mesma instituição;
  • Curso técnico concomitante: quando o aluno realiza o ensino médio em uma escola e o curso técnico em outra instituição;
  • Curso técnico subsequente: quando o indivíduo realiza o curso técnico depois de concluir o ensino médio.

Isto é, para fazer cursos técnicos não é preciso ter concluído o ensino médio, já que é possível fazê-los enquanto você ainda está estudando.

Permite a entrada para o mercado de trabalho

De forma geral, o mercado apresenta uma ótima aceitação em relação aos cursos técnicos, tendo em vista que são cursos elaborados justamente para suprir as necessidades das empresas, indústrias e instituições dos mais diversos setores.

Gostou de saber o porque fazer um curso técnico ?

Agora que você sabe o porque fazer um curso técnico, a questão é: porque não fazer um curso técnico ?

7 em cada 10 pessoas com formação técnica consegue emprego e ótimos salários já no primeiro ano após a conclusão do curso de capacitação e, sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens sobre o motivo de fazer um curso técnico.

Ficou interessado em fazer um Curso Técnico ? Não se preocupe. Na Faculdade Finaci, nós temos! Não perca tempo, se inscreva em um curso hoje mesmo. Tenha uma boa formação técnica e conquiste uma carreira de sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome