Antes de falar sobre Comunicação Alternativa, você sabe o que é a comunicação? Ao contrário do que pensamos, ela vai muito além da fala. A comunicação é um termo abrangente que envolve vários aspectos de linguagem.
Além da parte verbal, a comunicação engloba expressões, gestos, imagens e vários outros elementos que permitem a compreensão da mensagem que o outro quer nos enviar, ou que ele entenda o sentido do que está recebendo.
Mas o que é a Comunicação Alternativa, afinal?
Tendo início na década de 70, a Comunicação Alternativa, usada especialmente na área educacional, é uma técnica ou metodologia voltada a pessoas que têm dificuldade na fala, geralmente por culpa de alguma deficiência ou doença.
Este procedimento busca melhorar de maneira eficiente a comunicação destas pessoas, principalmente para o desenvolvimento pedagógico e social das mesmas.
A Comunicação Alternativa é um processo que olha o indivíduo, e trabalha de maneira única e inclusiva com cada um, baseada nas condições e dificuldades apresentadas.
Para quem, especificamente, é direcionado este tipo de comunicação?
• Crianças ou adultos que tenham problema no desenvolvimento da fala e escrita;
• Pessoas com problemas no desenvolvimento de linguagem, cognitivo e emocional.
Ela substitui a fala na hora da comunicação?
A Comunicação Alternativa, basicamente, permite a realização da comunicação por meio de recursos alternativos, como gestos, símbolos, imagens, jogos de tabuleiros, equipamentos de voz, escrita, entre muitos outros.
Em cada caso é usada uma técnica diferente que irá beneficiar a comunicação e interação social do estudante, assim como melhorar sua aprendizagem dentro da escola.
Sendo assim, ela não substitui a fala, e sim contribui para a realização da comunicação com aquelas pessoas que têm algum tipo de defasagem oral.
Quais as vantagens da Comunicação Alternativa?
Quando se fala especificamente do sistema educacional, sabemos que a interação entre educador e o estudante é de extrema importância para um bom aprendizado e inclusão na sala de aula.
A Comunicação Alternativa vem para auxiliar aqueles estudantes que sofrem algum tipo de deficiência que afeta a fala, garantindo assim a interação efetiva deles no ambiente escolar.
Ela permite que a criança exponha suas ideias, dúvidas e problemas, e se comunique de forma eficaz com os colegas de classe e professores, por meio de recursos especialmente desenvolvidos para eles.
Além dos pontos citados acima, a Comunicação Alternativa também promove:
• Melhora na autoestima da criança ou do jovem;
• Melhoria na qualidade de vida, principalmente no ambiente escolar, social e familiar;
• Aumento de independência e na tomada de decisões;
• Melhora na comunicação funcional.
Como trabalhar este método
Levando-se em consideração que ela é um método adaptado para cada indivíduo, não podendo se repetir, existem várias opções e cenários em que a comunicação alternativa pode ser trabalhada.
O comum é usar materiais como imagens, fotos, desenhos, palavras, frases, letras e números. Assim o aluno pode apontar para estes conjuntos e montar frases para se comunicar.
Em alguns casos também são usados softwares e materiais mais tecnológicos para garantir a inclusão e aprendizado do estudante.