O que é Coren e quais pessoas precisam desse registro?

Entenda no artigo de hoje o que é Coren e quais pessoas precisam desse registro.

0
204
Visualizações

A profissão de enfermagem conta com muita importância para a sociedade. Graças a atuação desses profissionais, muitas vidas são salvas e muitos pacientes são devidamente amparados. É possível aferir que a enfermagem é uma profissão que demonstra compromisso com a vida humana. Hoje em dia a atuação dos enfermeiros é tão importante que tais profissionais não atuam apenas como assistentes no amparo das pessoas, mas também eles trabalham na coordenação de equipes e contribuindo de forma significativa para o bem-estar da população. Para poder atuar como profissional dessa área, é pertinente que o enfermeiro saiba o que é Coren.

O que é Coren?

O Coren, também conhecido como o Conselho Regional de Enfermagem, consiste em uma entidade de caráter autônomo e que atua como órgão de fiscalização, entre outros atributos. Assim como o Cofen, que é o Conselho Federal de Enfermagem, o Coren surgiu no início da década de 70, mais precisamente no ano de 1973, sendo criado de acordo com a lei número 5.905, no dia 12 de julho.

Na ocasião, a lei foi assinada pelo então presidente Emílio G. Médici. A criação do Coren foi um avanço de grande relevância para a atuação da enfermagem em nosso país. É válido salientar que quem é responsável pela direção do Coren são os seus próprios inscritos. Para isso, são realizadas eleições de forma direta, sendo que os diretores eleitos exercem os seus respectivos mandatos por três anos. Além disso, a reeleição é um procedimento admissível.

Já o processo de fiscalização é efetuado por meio de um Departamento de Fiscalização, constituído por voluntários e também por contratados em cada município ou instituições de cunho privado ou público. Vale salientar que tais profissionais necessariamente atuam também como fiscais, quando denunciam as irregularidades caso as encontrem, estabelecendo melhoria na profissão e na atuação dos profissionais de enfermagem.

Para que o Coren Serve?

Além de saber o que é Coren, é válido também conhecer as suas atribuições. Sendo assim, o Coren é uma instituição autônoma com o objetivo de assegurar a ética e a responsabilidade na profissão da enfermagem, ou seja, efetuando a fiscalização e também mantendo a disciplina no exercício dessa profissão.

Para cumprir tal intento, os profissionais que atuam na área da enfermagem devem seguir e respeitar um código de ética. Além disso, o Coren também está apto a manter os registros profissionais, aplicar penalidades quando necessário, publicar relatórios, expedir carteira para os profissionais de enfermagem, fixar valor de anuidade, entre outras atribuições.

Como conseguir o seu?

Para o profissional de enfermagem obter o seu Coren, o profissional deve procurar o posto do Corem mais próximo da sua residência. Além disso, o profissional deve estar munido com os documentos necessários, que são a carteira de identidade (dentro da validade), CPF, título de eleitos, certificado de reservista (no caso dos homens até 45 anos), três fotos 3×4 coloridas, comprovante de residência com CEP e, conforme o estado civil, certidão de casamento ou nascimento. Eis um bom motivo para fazer um curso de enfermagem!

Já os documentos escolares compreendem diploma ou certificado de técnico e auxiliar de enfermagem, declarando a data do início e do término do curso, com as suas respectivas horas e locais de estágio.

Portanto, ciente sobre o que é Coren e como obtê-lo, entre no mercado de trabalho efetuando um curso técnico de enfermagem na Finaci. Aproveite a oportunidade de ter uma importante e gratificante profissão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome