Deficiência física na escola: qual é o papel do educador?

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Existem muitas estratégias de ensino que o professor pode usar para garantir ambientes produtivos e experiências de aprendizado eficazes para todos os alunos, incluindo os portadores de deficiência.

A educação especial é o processo de projetar cursos e desenvolver um estilo de ensino para atender às necessidades de pessoas que têm uma variedade de origens, habilidades e estilos de aprendizagem. Assim como não há uma maneira única de ensinar, as pessoas aprendem de várias formas, e a utilização de diferentes métodos de ensino ajudará a satisfazer as necessidades do maior número de alunos.

Portanto, é papel de todos — e, principalmente, do professor — mediar e facilitar o acesso de crianças e adultos com deficiência à educação.

Garantindo a educação especial

O Artigo 205 da Constituição Federal declara a educação como um direito de todos, enquanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394) garante o atendimento aos estudantes com necessidades especiais.

Desta forma, estabelecemos que o professor não tem apenas o papel moral e profissional de promover formas acessíveis de ensino e avaliação, mas também é o agente de cumprimento da norma legal de acesso à educação.

O significado da deficiência física no contexto educacional

Existem muitos tipos de deficiências, incluindo deficiências relacionadas à mobilidade, deficiências médicas e de saúde, e limitações que resultam de lesões cerebrais. Às vezes, as deficiências físicas são óbvias; no entanto, nem sempre é possível identificar alguém com uma limitação física que comprometa o aprendizado.

Algumas deficiências físicas exigem o uso de um dispositivo auxiliar (por exemplo, uma cadeira de rodas ou andador). No entanto, estudantes com artrite ou esclerose múltipla, por exemplo, podem não apresentar sinais visíveis de incapacidade.

As deficiências físicas podem afetar a capacidade de alguém de ficar de pé, andar, sentar ou se movimentar. Algumas deficiências físicas são episódicas; eles podem se manifestar e passar por períodos de remissão.

O papel do educador

Como já discutimos, o educador tem a responsabilidade de acomodar alunos com deficiências em suas classes e criar condições favoráveis de aprendizado.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que, para os alunos com deficiências físicas (especialmente as crianças), a autoimagem é um fator extremamente importante. Os professores precisam garantir que a autoimagem seja positiva.

Estudantes com deficiência física estão cientes do fato de que eles são fisicamente diferentes do que a maioria dos outros e que há certas coisas que eles não podem fazer. Os pares podem ser cruéis — principalmente em relação a outras crianças com deficiências físicas — se envolver em provocações, fazer comentários negativos ou excluir os estudantes com deficiência física de jogos e atividades em grupo.

Em segundo lugar, os discentes com deficiência física querem ter sucesso e participar o máximo que puderem, e isso precisa ser incentivado pelo professor. O foco deve estar no que a criança PODE fazer, e não naquilo que tem dificuldade.

Assim, pode ser extremamente positivo descobrir quais são os pontos fortes do estudante e valorizá-los. Ao mesmo tempo, é importante que o educador faça ajustes e acomodações sempre que possível para permitir que as crianças ou adolescentes com limitações participem das atividades.

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