Conheça a Especialização em Práticas Pedagógicas Inclusivas

0
116
Visualizações
Práticas Pedagógicas Inclusivas

As práticas pedagógicas inclusivas são essenciais no nosso cotidiano escolar, devido ao crescente aumento de crianças com necessidades especiais. Contudo, o profissional da área da educação precisa estar ciente de como agir diante de estudantes com determinadas limitações. Para isso, ele precisa passar por uma especialização voltada para a inclusão social dos alunos que precisam de orientação específica no ambiente escolar.

Alguns tipos de necessidades especiais comuns na infância

Várias crianças já nascem com distúrbios de atenção ou com o Transtorno do Espectro Autista, o autismo. Diante disso, as crianças apresentam dificuldades em se comunicar com os colegas ou com os professores, por exemplo. Dessa forma, não conseguem interagir socialmente, bem como não transmitem suas emoções como gostariam.

Por outro lado, há aquelas que apresentam problemas de psicose infantil, como o transtorno bipolar, por exemplo. Nesse caso, o estudante manifesta alterações no humor e no comportamento. Logo, ele pode estar agitado e eufórico em um momento, porém, depois de algumas horas, fica triste e desanimado.

Também há os casos de crianças que nasceram com a Síndrome de Down. Esta é uma condição física que as torna mais propensas ao desenvolvimento de problemas respiratórios, por exemplo. Assim também, desenvolvem a capacidade intelectual de maneira mais lenta já na infância, necessitando de atenção especial da equipe pedagógica.

Há ainda aqueles alunos que nasceram com problemas de visão ou audição. Diante dessas situações, eles necessitam de métodos diferentes de aprendizagem, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela é utilizada no Brasil para facilitar a comunicação da comunidade de surdos. Diante disso, os que também não apresentam surdez podem interagir com eles com mais facilidade.

Da mesma forma, o sistema de leitura Braille favorece a leitura e interpretação de frases e textos por cegos. Assim, ele é extremamente útil para os alunos que desejam compreender o que os professores estão escrevendo e podem ser alfabetizados através desse tipo de leitura. Esta, por sua vez, é essencial para o educador que possui alunos com problemas visuais. Logo, ele vai interagir de maneira mais eficaz e permanente com seus estudantes, através dessa prática inclusiva.

Como se especializar em práticas pedagógicas inclusivas?

Para que a educação inclusiva tenha resultado eficaz em seu ambiente de trabalho, é necessário que todos participem desse processo. Diante disso, é necessário que os professores passem por uma especialização em práticas inclusivas. Isso os ajudará no ambiente pedagógico, pois irão saber como lidar na técnica de inclusão social de seus estudantes.

Nosso curso de especialização com ênfases em práticas inclusivas é voltado para todos os tipos professores. Assim também, pedagogos, coordenadores e outros profissionais relacionados com a área da educação precisam passar por esse tipo de aprendizado.

O curso é realizado à distância e de forma humanizada, pois disponibilizamos aulas ao vivo, de maneira interativa e eficaz. Elas podem ser acessadas novamente pelos nossos estudantes, para que eles possam rever os conteúdos que tiverem dúvidas. Nossos professores são especialistas, mestres e doutores nos mais variados temas da área pedagógica.

Acesse o nosso site e conheça nossas condições especiais para novos alunos. Estude conosco e tenha sucesso em sua profissão e no processo de inclusão social se seus estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome