O que é Educação Psicomotora?

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Educação Psicomotora

Quando pensamos no processo educacional infantil o desenvolvimento de habilidades cognitivas é o fator que tomamos como mais importante. O problema é que tal ponto de vista ignora uma série de aprendizados que apoiam e se desenvolvem paralelamente a este. Por conta disto, é de grande relevância debatermos a Educação Psicomotora.

O tema em questão abrange todo o processo de aprendizagem. E ainda que possa ser realizado em outros momentos da vida, é na infância que ganha maior destaque. Neste artigo, tratamos do que é este conceito e qual a sua importância na formação da criança.

O que é a Educação Psicomotora?

Esta forma de educação é condicionante para os aprendizados pré-escolares. Neste ponto de partida as crianças ganham as bases para adquirir habilidades motoras, afetivas e cognitivas. A psicomotricidade envolve atividades físicas que estimulam a consciência corporal. Seja para que as crianças aprendam a situar-se no espaço,ou para desenvolver a coordenação dos seus movimentos.

É importante notar que a movimentação é fator que favorece o aprendizado infantil. No plano geral podemos dizer que há uma dupla finalidade envolvida no aspecto educacional psicomotor. Se o primeiro de que tratamos está voltado ao desenvolvimento funcional, o segundo é de ordem afetiva, pois temos um meio que auxilia na interação do aluno com o ambiente humano que o circunda.

Qual é a sua importância dentro do processo educacional?

Quando são praticados exercícios motores desde tenra idade há um estímulo à organização funcional dos neurônios. Através desta ação psicopedagógica, que se vale de elementos de educação física, asseguramos o desenvolvimento da criança em todo seu potencial. Na primeira infância podemos dizer que a totalidade do processo educador é psicomotora.

Nas etapas seguintes o seu distanciamento de outras aprendizagens torna-se mais acentuado. Não obstante, é até a faixa dos 7 anos que a motricidade humana tem seu ponto de desenvolvimento mais relevante. Portanto, a Educação Psicomotora é indispensável para o equilíbrio biopsicossocial nas diferentes fases de formação da criança.

O que é desenvolvido na criança e quais os impactos em longo prazo?

De modo geral esta prática leva ao domínio do equilíbrio corporal, sendo indispensável para a adaptação ao mundo exterior. Além disso, coordenações globais e finas são trabalhadas, de modo que competências futuras, como manipular um lápis, sejam melhor executadas. Trata-se inclusive de um dos primeiros estímulos que podemos dar à autonomia do indivíduo.

A prática também é de suma importância para aquelas crianças que portam necessidades especiais, pois esta estimulação pode, e deve, atuar de forma a mitigar suas dificuldades adaptativas. Lembrando que o seu impacto nos neurônios é tamanho, que o desenvolvimento motor está profundamente imbricado no desenvolvimento intelectual.

Conclusão

Dado os efeitos que este aspecto educacional traz para o desenvolvimento infantil, a atuação do psicomotricista é de grande importância. E é por isso que todos os estímulos aqui mencionados são fator que não podemos dispensar durante o aprendizado pré-escolar.

Ocorre, no entanto, que o Brasil tem dado ainda uma atenção secundária a esta atividade. Por isso urge entendermos melhor a Educação Psicomotora a fim de aplicá-la adequadamente e com a devida ênfase. Ao cuidar deste elemento de base condicionamos positivamente todo o aprendizado que a criança terá pela frente.

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