O que faz um Técnico em Radiologia?

0
38
Visualizações
Técnico em Radiologia

O avanço da medicina fez crescer o número de profissões e cargos em diferentes especialidades. A tecnologia e os estudos na área foram os grandes responsáveis por isso, o que trouxe um enorme benefício para toda a população e também para os profissionais da saúde. Com tal avanço, os exames de imagem se tornaram a ferramenta principal na detecção e identificação de doenças, sendo indispensáveis na maioria dos diagnósticos médicos.

Tais exames fazem parte do que chamamos de radiologia, que é uma especialidade da medicina que se utiliza da energia luminosa proveniente de equipamentos e processos para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de doenças. Para operar os aparelhos e ter uma imagem exata para o diagnóstico, o médico conta com o apoio profissional do técnico em radiologia, que posiciona o paciente de forma correta para tal resultado.

Apesar de ser muito comum e conhecida na área da saúde, engana-se quem pensa que a radiologia é usada somente para a área médica. A mesma também pode ser aplicada na área ambiental, científica, metalúrgica, alimentícia, veterinária e odontológica. Em linhas gerais, esse campo é dividido em duas áreas: radiologia diagnóstica e radiologia intervencionista. A diagnóstica está ligada à área médica para a detecção de doenças, enquanto a intervencionista se aplica às demais.

Na medicina, onde sua aplicação é mais usual, a forma mais conhecida de diagnóstico é o raio-x, que é usado na maioria dos exames como tomografia, mamografia e densitometria óssea. Além do raio-x, as radiações sonoras e corpusculares também fazem parte dessa especialidade.

O que faz um técnico de radiologia?

Dentre as principais funções desse profissional está a preparação do paciente para que este realize o exame de diagnóstico por imagem. Isso inclui indicações de acessórios e roupas não permitidas até o posicionamento físico ideal para que se tenha uma imagem correta no exame.

Posteriormente, ele realiza a operação em si dos equipamentos de radiologia, manipulando as imagens analógicas e digitais. Depois disso, ele também é responsável por cuidar de seu arquivamento.

Por conta da sua função, podemos concluir que o profissional técnico de radiologia é crucial para a saúde do paciente como um todo. Sem um diagnóstico preciso, o médico responsável não conseguirá identificar algum problema de saúde, impedindo assim o seu tratamento precoce e/ou preventivo. Ou seja, o médico depende diretamente desse profissional para desempenhar o seu processo diagnóstico, avaliativo e prescritivo junto ao paciente.

Aplicabilidades

Como já mencionado, não é somente na medicina que um técnico de radiologia pode atuar. A medicina veterinária, visa, por meio de equipamentos de radiologia, identificar e diagnosticar as principais afecções locomotoras do esqueleto, doenças cardiorrespiratórias, abdominais e verificação de corpos estranhos em animais. Na odontologia, também serve para obter um diagnóstico preciso da saúde bucal.

Na indústria, a radiação é útil para o controle de qualidade e de processos industriais gerais. Na construção civil, o raio-x é usado para avaliar estruturas e detectar anomalias de densidade, assim como rachaduras que não estão tão visíveis.

Está interessado nessa área de atuação? Acesse o site e confira nossos cursos disponíveis.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome