6 opções de cursos técnicos na área da saúde

0
49
Visualizações
cursos técnicos na área da saúde

A área da saúde é uma das que mais precisam de injeção constante de novos profissionais no mercado de trabalho. Trata-se de um fruto natural da demanda por estes serviços, que nunca diminui – muito pelo contrário. Em virtude do crescimento e envelhecimento populacional, cada vez mais profissionais qualificados são necessários. E não é apenas de médicos que falamos aqui. Por isso, apresentaremos a seguir opções de cursos técnicos na área da saúde.

Esta formação tem caráter eminentemente prático e sua duração é mais curta do que aquela das graduações de nível superior. O MEC reconhece 220 opções de nível técnico no país. Estas são subdivididas em 13 categorias tecnológicas, dentro das quais se encontra a saúde. A maior vantagem dos cursos em questão é que eles permitem um ingresso rápido no mercado de trabalho.

Pode ser ainda uma oportunidade para mudar de área profissional. As 6 opções de cursos que apresentamos a seguir fazem parte do eixo de Ambiente e Saúde. Nesta classificação elaborada pelo MEC, existem no total 29 formações. Os exemplos a seguir são aqueles que apresentam as melhores oportunidades. Confira!

1. Técnico em análises clínicas

Este profissional é o responsável por coletar material para realização de exames e testes. Além disto, ele manipula substâncias químicas preparando soluções reagentes. Também é sua função preparar amostras para os exames realizados e orientar a equipe auxiliar. Este técnico pode atuar em laboratórios, clínicas, hospitais e indústrias farmacêuticas.

2. Técnico em enfermagem

O auxiliar de enfermagem é integrante fundamental da equipe de saúde. Ele trabalha sob a supervisão do enfermeiro e trata diretamente do paciente. Esta é uma das funções com maior índice de empregabilidade. Afinal, ele pode encontrar trabalho em hospitais, ambulatórios, postos de saúde, clínicas, hospitais, ambulâncias, home care, escolas, creches, dentre outros.

3. Técnico em enfermagem (complementação)

Em todos os casos pode ser vantajoso para quem já é formado como auxiliar de enfermagem buscar uma complementação técnica. Em um mercado com tanta demanda este diferencial constitui uma garantia a mais de empregabilidade.

4. Técnico em farmácia

Dentre as opções de cursos técnicos na área da saúde esta é uma das mais populares. Sua função é lidar com a identificação e classificação de produtos e fórmulas variadas. Este técnico pode manipular alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e também cosméticos.

Trata-se de um profissional subordinado ao farmacêutico. Além das áreas de atuação familiares aos cursos já mencionados, o técnico em farmácia também pode trabalhar em drogarias. Além, é claro, da indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

5. Técnico em prótese dentária

Este é o famoso protético, cuja função é indispensável na reabilitação bucal, seja de ordem estética, fonética ou da mastigação. Os principais clientes dos protéticos são os cirurgiões-dentistas. Tenha em vista que uma possibilidade para este profissional é a especialização na moldagem de aparelhos.

6. Técnico em radiologia

Por fim, encerrando nossas opções de cursos técnicos na área da saúde está o técnico em radiologia. Ele é essencial para tratar dos equipamentos e técnicas de exames complementares. Os segmentos para atuação de quem domina estes conceitos e ferramentas radiológicas são vastos.

Ele pode se especializar em tomografia, mamografia, radioterapia e radiologia industrial. Agora que você conferiu todas estas opções de cursos na área de saúde, que tal conhecer as formações oferecidas pelo Inaci? Visite o nosso site e descubra mais a respeito.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome