Radiologia: quais são as tendências de mercado ?

0
120
Visualizações

Conheça as tendências do curso de Radiologia no mercado de trabalho, e o que é necessário para se destacar nessa área.

A radiologia é uma área que está crescendo todo dia. Antes de mais nada, é importante dizer que esta área é um ramo muito amplo. Este ramo permite que o profissional atue em várias frentes, além de explorar vários setores que vão além da saúde. Nesse artigo você irá conhecer a situação atual do mercado relacionadas a Radiologia.

Aliada à tecnologia, o princípio essencial da radiologia é detectar e fazer a leitura de imagens através de radiação. Para isso, a área precisa de profissionais que possam usar os equipamentos e orientar pacientes (no caso da radiologia médica). Além disso, os alunos precisam de instrução e que saibam sobre as questões de segurança necessárias.

Áreas de atuação

Dentro da área da saúde, a radiologia tem como objetivo o diagnóstico de várias doenças. O diagnóstico é feito através de imagens captadas por equipamentos de radiação. É por ela que é possível fazer leituras e diagnósticos internos do organismo.

Uma das técnicas que podemos dizer, por exemplo, é o raio-x. Mas, além dele, várias outras técnicas usam a radiologia. Podemos citar, por exemplo, a ultrassonografia, a mamografia, a tomografia e a ressonância magnética. Nessa área, o profissional pode atuar em hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios, entre outros ambientes.

Fora da área médica, também dá para trabalhar com a radiologia aplicada à veterinária, odontologia e conservação de alimentos. Além disso, também é possível trabalhar em portos, aeroportos e alfândegas, fazendo a leitura das bagagens e cargas. Outra área de atuação, que está em alta e usando cada vez mais a radiologia como método padrão, é a radiologia industrial. Esta área é usada em várias frentes da indústria.

Formação

Para ser um profissional de radiologia, você pode optar entre um curso técnico ou uma graduação. De modo geral, durante a formação, o aluno usará técnicas de preparo de soluções químicas para certos exames radiológicos. Além disso, o aluno também irá aprender sobre preparo do ambiente, uso de contrastes de radiação, regras de radioproteção, entre outras coisas.

Para você que é formado na área, entretanto, manter uma atualização profissional contínua, de acordo com as tendências de mercado, é essencial para aumentar as chances de conseguir um emprego nessa área.

Qual curso fazer para atuar na área de radiologia?

Quem deseja atuar na área de radiologia pode optar por um curso técnico ou uma graduação. A formação em nível superior é tecnológica e dura em média de três anos. Já o curso técnico pode ser feito em 18 meses.

Além disso, também é possível fazer uma especialização pós-técnico para a área de radiologia. A boa notícia é que esse curso pode ser feito no modelo EAD. Este modo permite conciliar com facilidade o estudo à rotina de trabalho.

Outras duas opções de curso que estão em alta e que são voltadas a pessoas com formação técnica ou tecnóloga em radiologia, são:

Radioterapia: é uma técnica usada para tratar tumores. È usado junto a outros tratamentos, como a quimioterapia. Esse método é complexo e, portanto, exige profissionais qualificados. Nessa área, você fará a manipulação dos equipamentos. Além disso, também usará dos protocolos de tratamento previstos pelo médico.

A profissionalização em radioterapia é muito necessária e está sempre em alta. Em contraste, é um curso ainda pouco procurado. Dessa forma, apostar nessa área é uma boa idéia. Isso se aplica ainda mais caso você queira se colocar no mercado de trabalho num período breve após a formação.

Radiologia industrial: área que utiliza as radiações ionizantes na indústria. É uma opção para quem não quer seguir dentro do setor de saúde, mas ainda assim gosta de radiologia. Nesse ramo, a técnica serve para o controle de qualidade e nos processos em indústrias. Além disso, também é útil para serviços de segurança.

Tendência do curso de Radiologia no mercado de trabalho

A radiologia industrial é uma tendência de mercado que está em alta nos últimos anos. É outra ótima aposta se você quer ingressar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre as opções de formação e especialização na área de radiologia? Então navegue pelo site da Finaci e conheça todos os cursos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome