Tudo o que você precisa saber sobre a Biomedicina

0
60
Visualizações

Conheça o curso de Biomedicina, e saiba o que essa área tem para te oferecer no mercado de trabalho.

A biomedicina é a área que faz a junção entre a biologia e a medicina. Nesse artigo, você irá ver tudo o que você precisa saber sobre a Biomedicina! Ela explora conhecimentos dos dois campos, se voltando para a pesquisa e análise de causas e efeitos das mais variadas doenças, bem como tratamentos para cada uma delas. Antes de tudo, é importante visar que o curso de Biomedicina é um ramo que está crescendo e permite que o profissional explore diversas áreas. Separamos alguns tópicos das principais dúvidas sobre a área. Confira!

O que um biomédico faz?

O profissional formado em biomedicina trabalha “investigando” doenças humanas, animais e vegetais. Ele é responsável por realizar estudos para criar e melhorar o diagnóstico e o tratamento dessas doenças. Para isso, utiliza técnicas da biologia e da medicina.

É o biomédico quem cria soros e vacinas, faz análise de coletas de sangue e urina, além de tecidos e células. Ele também pode realizar o estudo de microrganismos, tanto os que causam enfermidades quanto aqueles que podem afetar o meio ambiente.

As chances de atuação se expandem nas áreas de pesquisa e de saúde, assim como na área ambiental, alimentícia, em perícia, auditorias e até mesmo estética. Também é possível trabalhar com estudos e métodos relacionados à biologia molecular, citologia, oncologia, genética e reprodução humana, imagenologia, além da docência em virologia, embriologia, psicobiologia, entre outras áreas.

Existem mais de 30 tipos de especializações para o biomédico, o que evidencia o amplo mercado de atuação disponível para o profissional de biomedicina.

O curso de biomedicina

O curso de biomedicina é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. É possível encontrá-lo na modalidade presencial e semipresencial, mas, no geral, é um curso que possui muitas matérias práticas, que envolvem atividades em laboratório.

Ao longo da grade, os alunos verão matérias como: anatomia, biologia molecular, bioquímica clínica, estrutural e metabólica, citologia, embriologia e reprodução humana, fisiologia, genética e citogenética, imunologia, interpretação clínico laboratorial, saneamento e análise ambiental, entre outras.

Durante os anos de curso, os alunos são bastante estimulados a participar de congressos e seminários. Além disso, também desenvolvem pesquisas e artigos científicos. Ao final da graduação, o profissional estará habilitado para pesquisar, identificar e classificar enfermidades, bem como desenvolver vacinas e remédios para o tratamento de doenças.

Mercado de trabalho e média salarial do biomédico

O profissional formado em biomedicina pode trabalhar em locais como por exemplo: hospitais, clínicas, laboratório de análises clínicas, institutos de pesquisa, faculdades e universidades. Além disso, também pode trabalhar em órgãos de saúde e vigilância sanitária. 

O salário do biomédico pode variar tanto quanto as possíveis áreas de atuação. Em média, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019, a remuneração do profissional varia entre R$ 2.400 e R$ 2.600. Entretanto, quando o biomédico possui uma especialização, o salário tende a aumentar.

Onde estudar biomedicina?

A Finaci oferece o curso de Biomedicina na modalidade presencial. O curso conta com encontros de duas a três vezes por semana. Além disso, também inclui o conteúdo online do curso. A modalidade de ensino, a grade curricular e o corpo docente foram pensados para atender às novas necessidades do mercado. O curso também visa formar profissionais dinâmicos e preparados com as mais diversas competências, para amplas áreas de atuação. Conheça nosso curso e comece a escrever seu futuro profissional!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome