O que faz um técnico em radiologia especializado em Radioterapia

0
38
Visualizações
radiologia especializado em Radioterapia

A Agência para a Pesquisa do Câncer (Iarc) estima que 18,1 milhões de novos casos da doença surgiram em 2018. A entidade subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta também que só no Brasil a incidência pode ter chegado a 559 mil. A condição atualmente é tratada de diversas formas, sendo a radiação um método especialmente eficaz. Tão importante quanto esta prática são os profissionais envolvidos. Neste artigo, você vai entender o que faz um técnico em radiologia especializado em Radioterapia.

A radioterapia é uma forma de tratamento que emprega radiação ionizante com o fim de destruir tumores. Ela serve também para inibir o crescimento das células cancerígenas. O raio X é um exemplo de radiação que serve para este fim. O paciente submetido ao tratamento não sente nada no momento da aplicação, embora possa apresentar efeitos colaterais mais tarde. Geralmente, esta terapia acompanha outros tratamentos, incluindo a quimioterapia.

O principal benefício de tratar os pacientes desta forma está nos resultados positivos. E isto porque o procedimento consegue fazer desaparecer tumores ou controlar o seu avanço. Mesmo nos casos em que não é possível a cura, existem benefícios, pois as aplicações reduzem o tamanho dos tumores, aliviando sintomas desagradáveis, como pressão e hemorragias. É algo que afeta, portanto, a qualidade de vida dos pacientes. Mas, afinal, qual o papel do técnico neste contexto?

O que faz um técnico em radiologia especializado em Radioterapia?

A aplicação da radioterapia deve ser feita por uma equipe multidisciplinar, na qual cada profissional tem uma responsabilidade específica no processo. O técnico de radiologia é aquele especialista que opera os equipamentos utilizados nos processos em questão. Eles trabalham junto dos radiologistas – médicos especializados na interpretação de exames de imagem. Eles também podem trabalhar junto de outros profissionais de saúde.

Na prática, eles serão os responsáveis por operar máquinas de diagnóstico por imagem e posicionar os pacientes para o exame. A especialização de que tratamos neste artigo significa que ele atuará também na execução do tratamento oncológico com radiação. Nesta atividade em particular, ele será orientado pelo dosimetrista. Uma função que precisamos entender para descrever por completo o que faz um técnico em radiologia especializado em Radioterapia.

O dosimetrista é o braço direito do oncologista e elabora junto a este o tratamento individualizado dos pacientes. Ele faz a ponte entre o planejamento e a execução técnica. Assim, orienta os procedimentos que serão realizados. Ao profissional técnico caberá operar os equipamentos de radioterapia e posicionar os pacientes. Ele deverá realizar ainda imagens de verificação a cada semana para enviar ao médico radioterapeuta.

Técnico em radiologia especializado: o contexto profissional

Esta é uma das áreas da saúde cujas demandas mais crescem atualmente. Os profissionais desta especialidade exercem suas atividades em clínicas de diversos tipos, ambulatórios, hospitais e laboratórios. Na sua preparação, eles aprendem sobre patologia, anatomia, fisiologia, proteção e higiene das radiações, física radiológica e muito mais. O domínio de técnicas para diagnósticos por imagem e o manuseio de equipamentos de radiologia são seus principais conhecimentos.

Depois de conferir o que faz um técnico em radiologia especializado em Radioterapia, você ficou interessado na formação? Então aproveite para conferir o curso técnico em radiologia oferecido pela INACI. Também são oferecidas especializações, incluindo a radioterapia. Acesse a nossa página e entre em contato para maiores informações. Fale com os nossos consultores e descubra como ser um profissional de sucesso nesta área!


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome