Como é o curso de Radioterapia?

0
95
Visualizações

Saiba tudo sobre o curso de Radioterapia, quais são suas vantagens e porquê fazer um curso nessa área.

Se você pretende atuar na área da saúde e está em busca de uma profissão, seguramente, já ouviu falar da radioterapia. Se você estiver interessado em saber como é o curso de Radioterapia, você está no lugar certo.

Nosso objetivo neste conteúdo é apresentar a você as opções de curso em radioterapia, as vantagens dessa profissão, quais são as particularidades deste tipo de atividade e como está o mercado de trabalho atualmente, caso você decida seguir adiante na escolha desta carreira.

Para que a nossa conversa fique ainda mais rica e interessante, vamos voltar no tempo e conhecer a incrível história de desenvolvimento e evolução da radioterapia.

História da radioterapia

Começo da Radioterapia

Entre 1885 e 1897, um grupo de cientistas começou a trabalhar com radioatividade para a análise de chapas fotográficas, que hoje conhecemos como Raios-X. Este estudo com radiação foi desenvolvido por Marie Curie, Antoine Henri Becquerel e Wilhelm Conrad Roentgen.

Até os anos 50, o radium, material radioativo, era utilizado na radioterapia para tratamento oncológico. Com a evolução da medicina, o tratamento oncológico com radioterapia passou a ser feito com aceleradores lineares, com o suporte de equipamentos muito modernos e que são operados por profissionais que fazem uma pós-graduação em radioterapia.

Revolução da Radioterapia

A partir de 1970, houve um salto enorme no campo da radioterapia com a invenção da tomografia computadorizada. Provavelmente você já ouviu falar sobre este exame, não é mesmo?

Com o uso de um computador, é possível planejar um tratamento com radioterapia 3D. Por ser um método mais preciso, os tecidos que não estão afetados por células cancerígenas ficam preservados, enquanto os tecidos com células malignas recebem a carga radioativa.

Quais são os métodos de tratamento oncológico com radioterapia?

Tratamentos da Radioterapia

Os tratamentos feitos com radioterapia podem ser separados em 3 categorias:

  • Radioterapia externa – Realizada na parte de fora do corpo humano;
  • Braquiterapia – Uso de fontes radioativas nas cavidades corporais;
  • Radioisotopoterapia – A radiação é administrada por via venosa ou oral.

Todas essas formas de tratamento são explicadas com detalhes no curso de radioterapia, que é muito interessante justamente por ter uma abordagem prática, mostrando de forma real para os alunos como é conduzido o atendimento de pacientes oncológicos.

Técnicas de aplicação da Radioterapia

A técnica mais utilizada no ramo médico, atualmente, é a radioterapia externa. Existem 3 formas de aplicação da Radioterapia:

  • Convencional;
  • Radioterapia conformada tridimensional;
  • Radioterapia com modulação da intensidade dos feixes  “IMRT”.

Os nomes são bastante técnicos, mas você não precisa se assustar, pois todos os detalhes estão devidamente organizados no curso de radioterapia.

Perfil do profissional de radioterapia

O radioterapeuta e o radio-oncologista assumem diversas funções importantes nos tratamentos dos pacientes com câncer. Eles são responsáveis por controlar feixes de radiação, preparar as fontes radioativas, obter imagens para nortear o tratamento, fazer cálculos dosimétricos, operar equipamentos de ponta, entre várias outras atividades.

Diante de tantas responsabilidades essenciais para o bem-estar dos pacientes, é fundamental que o profissional seja organizado, humano, atencioso, tenha excelente conhecimento técnico e prático e esteja sempre atualizado.  

Radioterapia: um curso repleto de informações técnicas!

O curso de radioterapia e a pós em radioterapia trazem para os alunos um conhecimento técnico muito profundo e valioso a respeito do contato, manuseio e descarte de materiais que tenham radiação.

Em geral, a radioterapia é uma forma de tratamento contra o câncer realizada em conjunto com a quimioterapia. Como existem muitos protocolos para trabalhar com material radioativo e a forma correta de manusear os equipamentos de radioterapia, o curso é bastante denso em informações.

Vale destacar que o mercado de trabalho para radioterapia tem excelentes oportunidades. Atualmente, por falta de técnicos em radioterapia, muitos médicos acabam operando os equipamentos sozinhos!

Por isso, se o seu sonho é se tornar um profissional da área da saúde, o curso de especialização pós-técnico de radioterapia ou a pós-graduação em radioterapia pode ser indicado para você. Fale com a equipe de atendimento da FINACI e saiba mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome