Mudanças e tendências do mercado de trabalho para 2021

0
69
Visualizações

Ano após ano coisas novas surgem e acabam ficando no mercado de trabalho. Do mesmo modo, esse ano não será diferente, e como sempre, teremos mudanças nas tendências do mercado de trabalho para 2021. As mudanças virão porque os avanços tecnológicos nunca param. Em 2020, por exemplo, as carreiras voltadas ao desenvolvimento de aplicações e softwares, educação à distância e as profissões da área da saúde se destacaram muito em razão da pandemia de Coronavírus.

Ao passo que o ano de 2021 está vindo, é importante saber quais serão as tendências do mercado de trabalho. Ou seja, a dúvida que fica no ar é: O que dá esperar para o próximo ano? A resposta é, sem dúvida, uma valorização ainda mais intensa e uma alta demanda por profissionais que atuam em saúde e educação. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos, as profissões que mais irão crescer nos próximos anos incluem enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outras carreiras estratégicas que agregam para a população.

Os destaques do mercado de trabalho para 2021

Expectativas do mercado de trabalho com a pandemia

Por conta de vários motivos e principalmente em decorrência da pandemia, estima-se um amplo crescimento das profissões voltadas para a área das ciências biológicas e saúde. Do mesmo modo, com a iminência da vacinação mundial contra Covid-19, a área da saúde receberá muitos investimentos e precisará de profissionais qualificados.  

Profissões como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e biomédicos serão destaque. Além disso, também crescerá a demanda por profissionais de saúde mental e bem-estar, como aqueles que atuam com terapias integrativas, nutrição e psicoterapia.

Mesmo com a expectativa de que a pandemia seja controlada com as vacinas que estão em testes e produção, as profissões da área da saúde ainda permanecerão na linha de frente no combate ao vírus em 2021, ou seja, essa área continua sendo muito necessárias, mesmo após a pandemia. 

Os profissionais da biomedicina e de biologia também serão valorizados no próximo ano, principalmente por conta das pesquisas de vacinas e novos tratamentos para a Covid-19.

Além disso, psicólogos podem se destacar no mercado, já que muitas pessoas estão lidando com problemas em relação à saúde mental, ainda mais por conta do isolamento social.

Àreas do mercado de trabalho que não serão afetados pela pandemia

As profissões nas áreas de esportes e qualidade de vida, como professores de educação física, por exemplo, também encontrarão um bom momento para o desenvolvimento de carreira em 2021.

Por outro lado, outra área que é sempre necessária e sempre terá seu valor é a de educação. Afinal, professores e pedagogos sempre foram importantes para nós e, agora, não seria diferente. Portanto, para quem gosta dessa área, os cursos de licenciatura serão ótimas opções para o próximo ano.  

Já para quem gosta das áreas administrativas e de recursos humanos, 2021 também chegará com portas abertas e com muitas oportunidades, por conta das mudanças e adaptações pelas quais o mercado de trabalho precisou passar, principalmente com a crescente do home office no Brasil.

Especializações e carreiras em alta

O ano de 2021 deve trazer um mercado de trabalho renovado e em recuperação no mundo todo. Para os profissionais, buscar meios de se adaptar às carreiras que serão tendência no próximo ano é uma forma de aumentar as chances de contratação ou recolocação.

Muitas profissões terão o suporte de novas tecnologias e, por isso, é essencial se atualizar e buscar qualificação. Mais do que nunca, o mercado precisa de profissionais capacitados em áreas mais específicas.

Cursos de pós-graduação e especializações são boas apostas para quem já tem uma formação e quer se destacar em determinados segmentos.

Vale lembrar que muitos cursos de graduação e pós-graduação já estão disponíveis no modelo de Ensino à Distância, o que dá mais flexibilidade de horários, economia e comodidade.

Conheça os cursos da Faculdade Finaci

Agora que você sabe quais são as tendências do mercado de trabalho para 2021, porquê não fazer um curso novo e começar a sua jornada no mercado de trabalho? A Faculdade Finaci oferece diversos cursos em áreas estratégicas para o mercado de trabalho, com destaque para enfermagem, biomedicina, gestão hospitalar, pedagogia, logística, radiologia, gestão de recursos humanos, entre outros. Confira todas as informações em nosso site e escolha sua profissão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome