10 Cursos superiores mais procurados

Veja quais os 10 cursos superiores mais procurados hoje em dia.

0
152
Visualizações

10 Cursos superiores mais procurados:

Bons empregos exigem boa qualificação. Por isso, os cursos de graduação continuam sendo a “porta de entrada” para uma carreira bem sucedida (cargos e salários ainda melhores estão à espera dos que possuem mais de um). Dentre os cursos superiores mais procurados, sem dúvida, há aqueles mais tradicionais, cuja demanda por profissionais, quando não cresce, mantém-se estável.

Confira abaixo os cursos superiores mais procurados atualmente:

Direito

Formação multidisciplinar com duração de 5 anos. Inicialmente mais teóricos, conta também com matérias como Sociologia, Português, entre outras. Monografia e estágio são obrigatórios. Pode-se trabalhar tanto na advocacia dos setores público e privado (exige-se OAB) quanto seguir carreira de juiz, promotor, delegado, etc.

Administração

Em 4 anos são formados profissionais para funções executivas e estratégicas, visando o gerenciamento de organizações, pessoas e negócios. Conta com o maior número de cursos no país (aproximadamente 2 mil, segundo o MEC). Cursos de especialização (MBA’s, por exemplo) são pré-requisitos para o desenvolvimento da carreira.

Enfermagem

Aborda a saúde individual e coletiva; atendimento de emergência; primeiros socorros e o tratamento em clínicas, ambulatórios, consultórios e hospitais, além de centros de pesquisa. Durante 4 anos, aprende-se, além das disciplinas de saúde, conceitos de Psicologia e Administração.

Psicologia

Curso com 5 anos de duração, aproximadamente. Estuda-se a psique humana para atuação em clínicas, equipes de RH, centros de pesquisa e consultórios, diagnosticando e tratando doenças e outros distúrbios mentais. Com ampla base teórica, exige estágio e também apresentação de trabalho de conclusão.

Engenharia Civil

Em razão da dinâmica de desenvolvimento das cidades, a Engenharia é uma área tradicional em que oferta e procura são constantes. O engenheiro constrói, projeta e executa obras de diversos tipos e funções (casas, pontes, etc.). Além da graduação (duração de 5 anos, aproximadamente), ele ainda precisa ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Educação Física

Forma profissionais que promovem a saúde por meio de atividades físicas em academias, empresas, clubes ou trabalhando como profissionais liberais. Atendem a todas as faixas etárias, além de atletas, pacientes em tratamento para reabilitação física, entre outros.

Fisioterapia

A área envolve o tratamento de lesões musculares em clínicas, hospitais e/ou empresas privadas. Também há boas oportunidades nos setores acadêmicos de pesquisa. O curso dura 5 anos, aproximadamente. Técnicas como termoterapia, hidroterapia e fototerapia são abordadas em aulas práticas. O estágio é realizado no último ano.

Ciências Contábeis

O contador é quem organiza a vida financeira de uma empresa. A demanda e o número de vagas para essa área é considerável. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a taxa de desemprego entre contabilistas gira em torno de 7%, apenas. O curso dura 4 anos e, para ele, ainda existem módulos EAD (à distância).

Pedagogia

Outro curso muito tradicional. A Pedagogia agrega vários setores da Educação (do ensino infantil, fundamental e médio aos cursos em empresa). A duração média é de 4 anos. A maioria opta pela licenciatura, mas há também curso com o grau de bacharelado. Próximo da conclusão exige-se estágio supervisionado.

Nutrição

Com 4 anos de duração, possui grade multidisciplinar, aliando matérias como Fisiologia e Anatomia com disciplinas mais específicas (Dietética, por exemplo). Trabalha-se com a prevenção, reabilitação e manutenção da saúde usando como base a alimentação. O mercado é abrangente (do consultório próprio às indústrias alimentícias e hospitais).

Agora você já conhece os cursos superiores mais procurados. Considerando as atribuições, a gama de setores que eles abrangem e as demandas setoriais, fica fácil entender o porquê disso. Deseja crescer no mercado de trabalho? Então prepare já sua graduação! Inscreva-se em um curso superior agora na Faculdade Finaci.

Gostou desse artigo e quer ver outras notícias relacionadas a cursos ? Clique aqui para ver tudo sobre cursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome