5 dicas para escolher a instituição de ensino certa

0
125
Visualizações

A escolha da profissão é uma das mais importantes da nossa vida. Definir o curso quer você fará é essencial, mas as decisões não param por aí. Escolher a instituição de ensino com cuidado e atenção também é muito importante, pois é a faculdade que vai possibilitar uma boa formação na área e uma boa colocação no mercado.

Mas com tantas opções de instituições, é normal ter dúvidas nessa escolha. Por isso, preparamos 5 dicas para te ajudar a escolher a instituição de ensino certa para você, confira a seguir!

Verifique se os cursos são aprovados pelo MEC

Esse é um dos principais pontos que vão ajudar escolher a instituição de ensino certa para você. A avaliação do MEC indica a qualidade do curso, ou seja, sem a aprovação do MEC seu curso não é válido e você vai jogar fora tempo e dinheiro. A aprovação do MEC garante que seu diploma será válido e reconhecido pelo mercado de trabalho. No e-MEC você pode verificar a situação das instituições de ensino.

Veja as qualificações dos professores

As qualificações dos professores também indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino. O corpo docente deve ter boa formação, buscar se aprimorar continuamente e ter uma atuação relevante no mercado de trabalho. Pense que serão os professores que guiarão sua formação. Não adianta nada uma bela grade curricular e infraestrutura de primeira se os professores são ruins e mal preparados. Vale fazer uma busca pelo currículo lattes e conversar com outros alunos.

Conheça a grade curricular

Também é muito importante conhecer a grade curricular que a instituição oferece, pois é ela que direciona a abordagem do curso. Pode parecer bobagem, mas a grade faz muita diferença. Por isso, consulte e compare a grade curricular das instituições de ensino que te interessam e verifique se as disciplinas oferecidas vão de encontro ao que você busca. Geralmente, as instituições de ensino superior disponibilizam a grade curricular de todos os seus cursos no seu site.

Visite a instituição

Antes de escolher a instituição de ensino certa, faça uma visita para descobrir se a faculdade oferece boas instalações e infraestrutura, se os laboratórios são equipados, se a biblioteca possui muitos títulos, como são as salas de aula e até os espaços de convivência. Isso evita dores de cabeça e arrependimento, além de garantir que você terá todo o apoio físico que merece. Você ainda terá uma noção do ambiente e do clima em que estudará.

Avalie o custo-benefício

A questão financeira sempre pesa, mas é importante lembrar que a opção mais barata muitas vezes não é a melhor para você. É preciso, então, colocar em uma balança todos os aspectos analisados até aqui juntamente com os valores cobrados e avaliar o custo-benefício. Pagar a mensalidade mais barata pode significar ter durante todo o curso professores despreparados, infraestrutura ruim e falta de apoio ao aluno. Vale a pena investir um pouquinho mais para ter uma formação de qualidade.

Visite nosso site para conhecer os nossos cursos e infraestrutura!


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome