Tudo o que você precisa saber sobre o curso de enfermagem

0
145
Visualizações

A profissão de enfermagem pode ser considerada uma das mais nobres do mundo. É o enfermeiro quem está por trás de grande parte dos cuidados que um paciente recebe, contribuindo para o restabelecimento da saúde e do bem estar de pessoas em todo o planeta. Podemos até mesmo dizer que, sem este profissional, parte dos alicerces que amparam nossa sociedade sucumbiria.

Apesar de toda a grandeza que envolve essa profissão, há informações que todas as pessoas que anseiam por iniciar um curso de enfermagem precisam saber. Se você é uma delas, confira o que você precisa saber sobre o curso de enfermagem.

Como é o curso de enfermagem?

O enfermeiro, seja auxiliando médicos ou exercendo apenas a sua função, é aquele profissional responsável pela saúde da população. É ele quem aplica as injeções, administra os medicamentos e realiza os curativos. Contudo, hoje em dia, o profissional de enfermagem também está incumbido de tarefas administrativas, como gestão de horários e equipes, preparação de salas de cirurgias, compra de medicamentos e diversas outras.

No entanto, o que você precisa saber sobre o curso de enfermagem é que há um imenso caminho que um estudante precisa trilhar antes de alcançar o título de enfermeiro. Com duração média de 4 anos, o curso de enfermagem abarca as 3 áreas do conhecimento: humanas, exatas e biológicas.

Sendo assim, a grade curricular de um futuro enfermeiro é tão diversificada quanto os pacientes que ele atenderá no futuro, podendo ir das Ciências Biológicas ao estudo de Administração, dos desafios da Anatomia aos conceitos de Sociologia. Um estudante de enfermagem tem que estar sempre preparado para absorver conteúdos variados e, por vezes, opostos.

Em algumas instituições, durante o segundo ano de graduação, o aluno pode começar a realizar atendimentos ambulatórios supervisionados por um professor. Já nas licenciaturas, o discente entra em contato com aulas pedagógicas e voltadas para o manejo do ensinar, elaborando, assim, uma base sólida para transmitir todo o conhecimento adquirido ao decorrer da graduação.

Como funciona o mercado de trabalho para um enfermeiro?

Se você pensou em um ambiente hospitalar, rodeado por máquinas e aparelhos médicos, sinta-se parcialmente correto. O ramo de atuação de um enfermeiro vai muito além dos corredores de um hospital.

O profissional de enfermagem pode trabalhar em setores como escolas, empresas, fábricas, clínicas, laboratórios e até mesmo em centros de estética. Além disso, o enfermeiro pode atender pacientes em domicílio, área essa denominada home care.

Todavia, se o curso concluído for de licenciatura, o diplomado pode atuar ministrando aulas em cursos técnicos e profissionalizantes ou em cursos superiores, se o candidato possuir mestrado e pós-graduação.

A enfermagem é uma área que oferece uma série de palcos de atuação. Entretanto, esses palcos são bastante disputados, e para se destacar nessa profissão o indivíduo precisa estar sempre em contato com os estudos, se atualizando e se especializando cada vez mais. Só dessa maneira é possível competir nessa área que vem crescendo cada vez mais no país.

Se você gostou de entender como funciona um curso de enfermagem, visite nosso site e assine nossa newsletter. Assim, você ficará por dentro de todas as nossas novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome