Quais as diferenças entre Mestrado, Doutorado, MBA e Especialização?

0
212
Visualizações

Depois que o profissional se forma na faculdade, surge uma série de dúvidas e incertezas sobre qual caminho tomar para ser um trabalhador de sucesso na carreira. Além de caçar as melhores vagas de emprego para si, muitos profissionais acreditam que um bom investimento de tempo e dinheiro é voltar aos bancos das instituições de ensino superior, estudando em uma pós-graduação.

Nessas horas, as opções são muitas e as pessoas podem ter dúvidas sobre as especificidades de cada programa de pós-graduação. Para ajudar a solucionar essas dúvidas preparamos um texto que explora as diferenças entre Mestrado, Doutorado, MBA e Especialização.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o Mestrado e o Doutorado são titulações mais voltadas para o mundo da pesquisa e da docência. Embora existam programas dessa natureza projetados para o mercado, mestres e doutores permanecem mais tempo dentro da academia. São cursos Strictu Sensu, que precisam de autorização do MEC e da Capes para operar.

MBA e Especializações, por sua vez, tem um caráter mais operacional, de formação de profissionais. Por isso, os indivíduos interessados em continuar seus estudos em uma pós precisam levar todos estes fatores em conta. Como cursos de Lato Sensu, são menos exigentes e não precisam de autorização do MEC para funcionar, se uma instituição oferece cursos de graduação, ela também está apta a oferecer MBAs e Especializações.

Abaixo veremos mais especificamente as diferenças entre Mestrado, Doutorado, MBA e Especialização.

Mestrado

Para realizar um mestrado, o acadêmico precisa ter concluído o curso superior. Alguns programas exigem que o profissional seja graduado em áreas correlatas, outros, entretanto, recebem acadêmicos de diversos setores do conhecimento. Costuma ter duração de dois anos e exige estágio de iniciação à docência. Há mestrados acadêmicos e profissionalizantes disponíveis. Para obter o grau de mestre, o profissional precisa defender uma dissertação.

Doutorado

O doutorado é um aprofundamento ainda mais especializado dentro da área acadêmica e dá ao profissional o título de doutor. A maior parte das universidades públicas brasileiras só contrata docentes com doutorado para seus cargos efetivos (professores concursados, com plano de carreira). Esses acadêmicos passam por programas de, pelo menos, dois anos em universidades e costumam ser mais interdisciplinares do que os mestrados. Para ser doutor, o acadêmico precisa defender uma tese.

Especialização

As especializações são os cursos de pós-graduação que recebem, em sua maioria, estudantes de todas as áreas do conhecimento. São oportunidades para que esses alunos possam se aprofundar em seus conhecimentos técnicos ou, eventualmente, até mesmo mudar de carreira. Entretanto, para que não se torne um mero curso livre, as especializações exigem que o profissional tenha, ao menos, o diploma de ensino superior.

MBA

Os cursos de Master in Business Administration (MBA) são bastante semelhantes às especializações, visto que também são cursos de Lato Sensu. O que poderíamos ressaltar é o fato de que os programas de MBA estão mais voltados para as áreas de administração, mercado e negócios, enquanto as especializações podem focar em qualquer área do conhecimento. Para ambos os programas pode ser necessária a elaboração de uma monografia ou outra modalidade de TCC definida pela instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome