Como conciliar faculdade e trabalho

Veja com as nossas dicas como conciliar faculdade e trabalho e otimize o seu tempo.

0
120
Visualizações

A vida adulta chega com tudo. Além das responsabilidades, os sonhos também ganham forma. Para garantir um futuro mais promissor, esse é o momento ideal para começar a traçar um caminho de sucesso, tanto nos estudos, quanto na profissão. Cursar uma faculdade e trabalhar é desafiante, mas fará você sair na frente no mercado de trabalho.

Seja para aprender uma profissão ou por necessidade financeira, o importante é que a experiência o levará a um nível maior de dedicação e administração da rotina. O planejamento é sempre a melhor direção na hora de conseguir equilibrar as responsabilidades. Para isso, confira dicas de como conciliar faculdade e trabalho:

Estabeleça prioridades

Organização e planejamento são as palavras-chave. Aprender a ser organizado é primordial para conseguir realizar bem todas as obrigações da dupla jornada. De um lado tem a faculdade, com atividades, provas e estudo constante; do outro, o compromisso com o trabalho. O importante é não perder o foco e manter a produtividade nas duas áreas. Por isso, estabeleça prioridades para não se perder e conseguir entregar todas as demandas.

Para assumir o controle, utilize agendas, calendários, post-its e checklists. A estratégia, que pode ser organizada no descanso do sábado e domingo, ajudará a não esquecer as principais tarefas da semana.

Otimize o tempo livre

Utilize o tempo a seu favor! Saber como conciliar faculdade e trabalho pode ser complicado no início, mas depois de vencer algumas etapas você começará a entender a dinâmica. Sabe aquele momento de ócio no expediente? E aquele tempinho pós-almoço? Otimize os horários vagos na semana e os benefícios logo serão percebidos.

Se você faz um estágio com carga-horária menor, será mais fácil ainda dedicar um tempo livre para estudar ou adiantar os trabalhos da faculdade que seriam feitos no final de semana, fazer um curso para se atualizar sobre a profissão ou mesmo alguma atividade que contribua para aumentar sua disposição.

Use a tecnologia

Para otimizar o tempo livre, nada mais útil que o auxílio tecnológico. Principalmente nos momentos vagos do dia, um tablet ou celular funcional pode ser de grande ajuda na hora de estudar ou ler alguma apostila das aulas. Além de economizar na papelada que carrega, a tecnologia agrega praticidade durante o trajeto no transporte público, por exemplo.

As pesquisas dos sistemas mobile têm trabalhado para, cada vez mais, facilitar a vida da sociedade. Nos estudos, um celular ou tablet pode ser uma mão na roda se você conseguir se manter longe das redes sociais e distrações que a tecnologia proporciona.

Faça sacrifícios

Manter a harmonia entre o emprego, a faculdade e a vida pessoal não é fácil. No entanto, é um momento em que todos devem passar para entender que a vida é feita de desafios. Na carreira profissional, a pessoa que lida com esse tipo de rotina chega ao mercado de trabalho com a prática e a teoria.

Os sacrifícios, portanto, são compreensíveis. Entenda que é uma fase. Por isso, comece a abdicar alguns prazeres, como festas, viagens e até encontros com os amigos. Focar nos estudos e ser produtivo no trabalho fará de você um profissional mais maduro, competente e com maior bagagem de conhecimento.

Viu como não é impossível? Com essas dicas de como conciliar faculdade e trabalho, comece a organizar sua rotina para lidar com todos os desafios desse período difícil e, ao mesmo tempo, recompensador no futuro.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome