Qual a diferença entre medicina e biomedicina?

0
193
Visualizações

A escolha de um curso universitário é sempre um momento complicado na vida de uma pessoa. Seja pela grande quantidade de opções que confunde os candidatos ou pela responsabilidade de fazer uma escolha que pode definir o seu futuro. Para alguns a escolha é simples, já que acontece por afinidade, ou no caso dos mais novos, pela livre e espontânea pressão paterna. Mas há também alguns casos em que a diferença entre os cursos não fica muito clara. Para quem pretende ingressar na área da saúde, por exemplo, uma dúvida recorrente é a diferença entre medicina e biomedicina.

Muitas pessoas acreditam inclusive que são áreas concorrentes. Também há o pensamento de que são cursos similares, que podem servir como substituto um do outro. Ambas são noções equivocadas, já que se trata de duas carreiras distintas. Muito embora estes dois mercados de trabalho possuam valor complementar na busca do diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Mas com tudo isto dito, você já sabe a diferença entre medicina e biomedicina? Se a resposta é negativa, continue a leitura para tirar suas dúvidas.

Diferença entre medicina e biomedicina

A diferença mais básica a ser notada entre estes dois profissionais encontra-se no seu ambiente de atuação. O processo de diagnóstico e cura de doenças do médico deverá acontecer de forma prática em consultórios e hospitais. Enquanto isto, quem exercer a biomedicina fará o estudo e pesquisa de doenças em um trabalho prioritariamente laboratorial. Ou seja, boa parte do seu trabalho estará relacionada ao estudo dos micro-organismos.

Outras funções do biomédico incluem a interpretação de exames clínicos, e em alguns casos, a pesquisa genética e reprodutiva. Com tudo isto você já deve ter notado que é ideal para quem cursar biomedicina um perfil de pesquisador. Já o médico deve estar preparado para atender pacientes, emitir diagnósticos, além de prescrever medicamentos e realizar cirurgias.

Para quem deseja prestar o curso universitário mais concorrido do país, saiba que um médico leva ao menos 8 anos para se formar. Seis anos de curso e mais um mínimo de dois anos de residência. Este período relativamente longo se deve ao fato de que é necessário dar ao aluno um bom aporte teórico nos primeiros anos de estudo. Quando seu conhecimento de anatomia e das patologias atinge certo nível, passa-se então aos plantões supervisionados, ou seja, a parte prática dos estudos.

Já o curso de biomedicina traz duas possibilidades de duração. No seu modo básico são apenas cinco anos até a formação. Mas para os estudantes que desejarem fazer uma especialização logo em seguida, a duração sobe para sete anos. E só então o profissional ingressará no mercado de trabalho. Os estudos acontecem de forma análoga aos de medicina. Ou seja, primeiro há um foco teórico, onde o aluno deve entender fisiologia, anatomia e biologia geral. Do meio do curso em diante começam as matérias práticas, onde exames e práticas laboratoriais serão estudados.

Saiba mais

Se você pretende seguir uma carreira na área da saúde e, sobretudo, se você se interessou por biomedicina, visite o site da Faculdade de Tecnologia FINACI. Confira nossos cursos oferecidos em graduação, pós-graduação, formação técnica e ensino a distância. Conquiste os seus objetivos e esteja preparado para o mercado de trabalho com uma formação sólida na sua área de escolha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome