A área do conhecimento que se dedica a estudar questões de toda a sociedade, além da sua formação e também o seu desenvolvimento como humano, é conhecida como Pedagogia Social.
Esse estudo se baseia na teoria geral da educação social, usando a prática para a educação popular, assim como a sócio comunitária e também a não escolar, que visa a formação cultural como cidadão, como a educação a grupos considerados marginalizados e também à população indígena, rural, quilombolas, deficientes mentais, físicos, crianças carentes e muito mais.
A população da Pedagogia Social teve início nos anos 50, após o antroposófico Dr. Bernard Lievegoed contribuir para o desenvolvimento, ao aceitar o convite para ser professor na Faculdade de Administração Empresarial Roterdã, dando a disciplina de Psicologia Social.
Na faculdade, Lievegoed então resolveu criar uma nova disciplina pedagógica, a Pedagogia Social, visando contribuir estrategicamente para a viabilização de uma educação integral a todos.
Na matéria, se aprende como base a educação e diversidade, além de práticas em educação social e elaboração de projetos sociais, como educação para jovens, adultos e toda a família, melhorando a comunicação e a mobilização social na comunidade como um todo.
Pedagogia Social no Brasil
Em nosso país, a Pedagogia Social veio com maior ênfase através das assistências da política pública, com a sociedade civil entrando em debates e assumindo maiores responsabilidades em projetos, mesmo que de uma forma mais restrita.
Paulo Freire foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da Pedagogia Social no Brasil, criando uma educação também para adultos, isso em meados de 1960. Com isso, Freire acabou influenciando para a conscientização sobre a importância da alfabetização para todos, mobilizando toda a sociedade para uma transformação social pela educação.
Posteriormente, diversos estudos relacionados a disciplina foram lançados no país, mesmo que na atualidade ainda seja carente de mais projetos. Por todos esses fatos, Paulo Freire se tornou uma grande referência no Brasil, sendo reconhecido por sempre fazer bons trabalhos sociais, inclusive com reconhecimento internacional, se consolidando como o precursor da Pedagogia Social no país.
A importância da Pedagogia Social
A Pedagogia Social é completamente importante para uma igualdade em todas as comunidades. Com ela, busca-se o desenvolvimento de projetos sociais para todos, contribuindo para a formação e um futuro melhor de toda a população. Ela se torna ainda mais importante nas regiões carentes, principalmente para o crescimento das crianças.
Através dela, a vida de diversas pessoas e famílias em geral pode mudar e ter uma perspectiva de um mundo melhor, com oportunidades e capacitação inclusive de cidadãos menos favorecidos.
Podemos dizer que a Pedagogia Social é uma das atividades mais importantes na atualidade, e a partir dela, diversas instituições e projetos foram criados. Um exemplo é a escola aberta aos finais de semana, para a prática de atividades de lazer e esporte voltados à comunidade; assim como a cultura, com projetos de artes e músicas na busca pela igualdade e oportunidades a todos, além de promover a saúde com as atividades físicas exercidas.
Para saber mais, baixe o nosso e-book ou acesse nosso site para mais conteúdos como este!