Qual especialização em enfermagem escolher?

0
57
Visualizações
especialização em enfermagem escolher

A graduação é um passo importante para trilhar uma carreira de sucesso. No entanto, em um mercado cada vez concorrido, é pertinente fazer uma especialização. Na enfermagem, a situação não é diferente. A propósito, esta área possui um campo de atuação muito amplo, o que muitas vezes gera dúvidas. Afinal, qual especialização em enfermagem escolher? Se você também está nesse dilema, nós vamos te ajudar.

A importância da especialização em enfermagem

O enfermeiro assume um papel imprescindível nos estabelecimentos de saúde. Entre outros motivos, é ele quem possui o contato mais direto com o paciente no período de internação, estabelecendo um relacionamento significativo.

Não obstante, enfermagem é um dos cursos com maior número de profissionais formados no Brasil anualmente. Por isso, a especialização surge como uma forma exatamente de ter uma vantagem competitiva no mercado em relação à concorrência, além, é claro, de ter um maior gabarito para atuar na área específica desejável.

É importante lembrar ainda que muitos concursos de enfermagem exigem experiências em determinadas áreas, o que pode ser conseguido com a especialização. Além disso, a educação contínua te ajudará a exercer sua função com ainda mais segurança.

Conheça as principais áreas de especialização

Como supracitado, os cursos de pós-graduação em enfermagem são bastante extensos. Para te ajudar nessa difícil decisão, nós vamos te mostrar algumas das especializações mais procuradas:

Enfermagem do Trabalho

A Enfermagem do Trabalho é voltada para os cuidados da saúde dos funcionários nas empresas. Dependendo do grau de risco da atividade, as corporações são obrigadas a oferecer a assistência de profissionais da segurança e saúde, o que inclui um enfermeiro, que cuida exatamente da prevenção das doenças relacionadas ao trabalho, mantendo o bem-estar dos colaboradores.

Enfermagem em Neonatologia de Risco

O especialista em neonatologia de risco adquire competências para prestar assistência de enfermagem ao recém-nascido. O curso proporciona o conhecimento das políticas públicas de saúde perinatal e neonatal, além das competências específicas para atuar na área.

Enfermagem Oncológica

O enfermeiro clínico especializado em oncologia adquire, nessa especialização, o conhecimento necessário sobre o câncer (sinais, sintomas e tratamento) e os tipos de cuidados necessários para lidar com o tratamento e a reabilitação do paciente.

Enfermagem em Urgência e Emergência

Este curso prepara profissionais de enfermagem para que atuem no cuidado aos pacientes em situações de urgência e emergência no pronto-socorro e na área pré-hospitalar.

Como escolher a especialização ideal?

Diante das diversas opções (inclusive as muitas que não foram citadas), a escolha pela melhor especialização deve levar em conta muitas questões. A mais importante delas depende exatamente dos seus objetivos pessoais e profissionais. Qual é a sua área de interesse? O que você deseja obter com o curso? Ser aprovado em um concurso? Ser um gestor? Essa reflexão abrirá o caminho para a melhor decisão.

A demanda do mercado é outro aspecto importante a ser levado em conta, ou seja, onde haverá mais (e melhores) oportunidades. Não menos importante, pesquise bastante sobre o curso e a instituição na qual você irá estudar.

Gostou das dicas? Para mais informações, acesse o nosso site!


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome