Conheça as atribuições do Enfermeiro do Trabalho

0
108
Visualizações
atribuições do Enfermeiro do Trabalho

A profissão de enfermagem é bastante procurada pelos estudantes que procuram ingressar na área da saúde. Apesar de estar diretamente associada a clínicas e hospitais, a mesma pode ser desenvolvida e aplicada em outros ambientes de trabalho, como é o caso do enfermeiro do trabalho. Este é responsável por executar atividades relacionadas com a medicina e segurança do trabalho, a fim de proporcionar e preservar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Muitas empresas, principalmente aquelas que lidam com atividades que apresentam maior periculosidade, como construções, indústrias em geral, entre outras, necessitam de um profissional como esse. Os perigos cotidianos oriundos de determinadas funções podem provocar danos sérios à saúde física dos funcionários, o que muitas vezes os afastam de suas atividades.

Além disso, essa profissão tem sido muito valorizada atualmente, uma vez que a política das empresas está buscando constantemente o bem-estar e por boas condições de saúde dos trabalhadores.

Antigamente, a quantidade de processos trabalhistas por conta de doenças oriundas do ofício era bastante significativa, o que provocava danos para o trabalhador e também para a empresa. Por conta disso, evitar problemas de saúde e remediá-los quando necessário passou a ser prioridade das empresas quanto aos seus funcionários e o enfermeiro do trabalho é peça fundamental nisso.

O que faz um enfermeiro do trabalho?

Majoritariamente, esse profissional é responsável por atendimentos ambulatoriais dentro do ambiente empresarial, seja para prevenir doenças, como para tratá-las. Também presta serviços de primeiro socorros para emergências que aconteçam no ambiente de trabalho, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado.

Além disso, o enfermeiro do trabalho tem como atribuição participar e elaborar, junto com a equipe de segurança do trabalho, estudos sobre condições de periculosidade dentro da empresa, avaliando cada setor da empresa e como estes podem afetar a integridade física dos funcionários.

Na prática, isso significa investigar as causas que estão levando à ausência de funcionários; fazer um levantamento setor por setor sobre os riscos de cada função e o que estas podem causar à saúde dos funcionários; coletar dados estatísticos sobre a saúde dos trabalhadores, investigando possíveis relações das doenças que os funcionários desenvolvem com as atividades que eles realizam; além de realizar pesquisas sanitárias em todos os setores.

Assim, ele coloca em prática, junto com os materiais e conhecimentos necessários de ambos os setores, treinamentos e supervisões constantes em relação ao uso de Equipamentos de Segurança, modos de trabalho mais seguros, sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho e incentivando tais práticas.

Em suma, todas as campanhas e incentivos que ocorram na empresa relacionados com a saúde dos trabalhadores são de competência do enfermeiro do trabalho, que como em toda área, possui um gestor e seus subordinados nesse processo empresarial.

Como formar-se enfermeiro do trabalho?

Para tornar-se um profissional como esse, é necessária a graduação em Enfermagem e, posteriormente um curso de especialização em Enfermagem do Trabalho.

Interessou-se por essa função? Acesse o site e confira nossos cursos na área da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome