Como escolher a pós-graduação ideal para sua carreira

0
97
Visualizações

Você acabou de se formar ou sente que está na hora de aprimorar os conhecimentos que adquiriu na faculdade? Esse é um período de dúvidas que várias pessoas enfrentam em diferentes fases da carreira profissional, seja logo após a formatura ou no momento da busca por novas oportunidades no mercado de trabalho.

Iniciar um curso de pós-graduação ideal para sua carreira talvez seja um dos melhores caminhos para se seguir nesse contexto. Mesmo depois de decidir começar uma pós, algumas dúvidas surgem e é natural, já que existe mais de um tipo de curso e são inúmeras áreas de atuação que poderão ser escolhidas.

Stricto sensu ou lato sensu, qual a diferença?

A pós stricto sensu inclui programas de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. O mestrado acadêmico dura dois anos e é ideal para aqueles que se identificam com a carreira acadêmica e que gostariam de dar aula para o ensino superior. Para cursar esse tipo de programa, os candidatos devem ter um diploma de graduação que atenda às regras das diferentes instituições de ensino e aos editais de processo seletivo.

Já o mestrado profissional é voltado para quem quer aumentar o seu nível de qualificação especialmente para atuação no mercado de trabalho, e também possui duração de dois anos. O doutorado tem duração de quatro anos e é mais aprofundado do que o mestrado e é preciso lembrar que algumas universidades exigem título de mestre como pré-requisito. Os programas de pós lato sensu incluem cursos de especialização e MBA (Master Business Administration), com duração mínima de 360 horas.

Como escolher a pós-graduação ideal?

Como escolher a pós-graduação ideal depende de diversas razões. É por isso que posteriormente de tomada à decisão de fazer uma pós é necessário estar atento a vários pontos importantes que não podem passar despercebidos.

Antes de qualquer coisa é preciso definir quais serão os objetivos profissionais fazendo esse curso, ou seja, onde o futuro pós-graduando quer chegar profissionalmente falando. Como existem várias áreas do conhecimento que podem ser uma boa opção, é essencial reconhecer qual o tipo de curso que estimule habilidades e afinidades já adquiridas na graduação ou ao longo da vida.

Procurar cursos e conhecer com detalhes as matérias que serão ministradas é fundamental, já que a pós costuma ser bem mais específica do que a graduação, que geralmente é mais generalista e abrangente.

Depois de analisados todos esses aspectos é chegada a hora de escolher qual a instituição de ensino fazer. O primeiro passo é ver se essa instituição é certificada pelo Ministério da Educação (MEC).

A estrutura também é importante, a existência de uma biblioteca, salas bem equipadas e preparadas para receber seus alunos e professores bem qualificados são particularidades que contam muito na hora definir qual será o estabelecimento de ensino escolhido.

Existe ainda a possibilidade de fazer uma pós na modalidade de ensino a distância, e essa pode ser uma boa opção já que algumas vezes o preço é menor do que os cursos presenciais. Os horários das aulas também são bem flexíveis, possibilitando ao aluno se organizar melhor com os compromissos diários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome