O que se estuda na Biomedicina e quais as vantagens?

0
120
Visualizações

O curso de Biomedicina tem se tornado um curso popular, principalmente por causa da pandemia do Covid-19, pois a Biomedicina é uma área importante para a cura da epidemia, e por isso é uma carreira que irá ficar em alta. Contudo, muitas pessoas tem dúvida sobre essa carreira. A princípio, uma das questões que muitos fazem é: O que se estuda na Biomedicina e quais as vantagens ? Portanto, nesse artigo, você irá saber mais sobre essa carreira que tem se tornado popular.

Sobre o curso de Biomedicina ?

Primeiramente, a Biomedicina é uma vertente das ciências biológicas que trabalha voltada à área da saúde humana, animal e/ou vegetal. Dentre seus inúmeros segmentos, ela estuda questões voltadas à identificação de microrganismos e as doenças que eles podem causar. Além disso, a partir desse tipo de pesquisa, os biomédicos ajudam a desenvolver novas formas de tratamentos, como vacinas, medicamentos e abordagens terapêuticas.

Além disso, quem se forma em biomedicina também está apto a realizar exames e análises clínicas, hematológicas e de moléculas.Do mesmo modo, Outra área que vem ganhando cada vez mais espaço é a de biomedicina estética, que oferece vários tratamentos faciais e corporais para rejuvenescimento e outros objetivos.

Para exercer a profissão de biomédico, é necessário possuir o diploma de ensino superior em Biomedicina. Vamos falar mais sobre o curso a seguir. Confira e veja se você é um bom candidato para trabalhar nesta área promissora da saúde!

O curso de Biomedicina

Antes de tudo, a graduação em biomedicina é oferecida no formato de Bacharelado e tem duração de 4 anos. Você encontra o curso disponível na modalidade presencial ou semipresencial.

É uma área de estudo que fica entre a biologia e a medicina e que, por isso, reúne semelhanças e diferenças para com ambas. O curso possui matérias teóricas e práticas, com várias atividades realizadas em laboratório.

Grade curricular do curso de Biomedicina

Dentre as disciplinas da grade curricular, você encontra:

  • Anatomia;
  • Citologia;
  • Biologia Molecular Aplicada;
  • Bioquímica Clínica, Estrutural e Metabólica;
  • Embriologia e Reprodução Humana;
  • Farmacologia;
  • Fisiopatologia e Anatomia Patológica;
  • Genética e Citogenética;
  • Imunologia;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • Entre outras.  

Nos últimos períodos do curso, o aluno deve realizar um estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A atuação do biomédico

As possibilidades de atuação para o profissional graduado em Biomedicina são bem amplas. Ao todo, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece 37 possíveis áreas de especialização.

A pessoa formada em biomedicina pode trabalhar na área da saúde, meio ambiente, alimentos, em pesquisa, hospitais, clínicas, universidades, laboratórios e em órgãos públicos de saúde e de vigilância sanitária.

O retorno financeiro que um biomédico consegue no Brasil é bem positivo. Os valores vão variar de acordo com a especialização e local de atuação, mas a média salarial fica entre R$ 1.370 e R$ 5.653, segundo o Site Nacional de Empregos (Sine).

É um mercado que está em constante expansão, oferecendo cada vez mais oportunidades. Dentre as opções de trabalho, você pode atuar com acupuntura, com análises clínicas, bromatológicas ou ambientais, com bioinformática, biologia molecular, bioquímica, farmacologia, entre várias outras áreas.   

Biomedicina Estética na Finaci!

A Finaci também oferece a pós-graduação em Biomedicina Estética, que é uma das áreas com maior empregabilidade atualmente no Brasil. O corpo docente conta com profissionais com grande vivência no mercado e o curso oferece aulas práticas e teóricas.

A modalidade de ensino é à distância, o que fornece uma flexibilidade maior ao aluno. A metodologia de ensino é atual e tecnológica, além de contar com um portal de aprendizagem diferenciado.

Nesse artigo, você descobriu o que se estuda na Biomedicina e quais as vantagens de fazer esse curso. Se você ainda estiver curioso sobre o curso e quiser saber mais, leia esse artigo para saber ainda mais sobre esse curso!

Para concluir o curso, o aluno terá que comparecer a três encontros presenciais obrigatórios, que serão agendados pela coordenação da instituição. O certificado em Biomedicina Estética é um diferencial que vai agregar muito ao seu currículo. Conheça o curso agora mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome