Chega um momento em que é preciso escolher uma profissão. Afinal, o período escolar termina e é necessário pensar em ter uma carreira. Para isso, muitos procuram um curso que proporcione conhecimento adequado para entrar no mercado de trabalho. Porém, uma dúvida costuma ser frequente: escolher curso técnico ou faculdade?
Essa indecisão é comum em pessoas das mais diferentes idades. Afinal, ambos dão uma formação direcionada e a diferença entre eles nem sempre é notada. Se você está nessa fase e ainda não sabe qual curso oferecerá a melhor formação, é preciso entender a diferença entre eles.
Curso técnico ou faculdade? Entenda a diferença entre eles
Uma das diferenças que mais chama a atenção dos que estão procurando um curso é o tempo de duração. Enquanto os técnicos duram entre um ano e meio e dois, as graduações chegam a ter 5 anos de duração.
Isso acontece porque o curso técnico oferece menos conteúdo do que uma faculdade e forma pessoas para atuarem no setor de produção, ou seja, o curso é mais prático. Além disso, o técnico é considerado ensino médio. Em algumas modalidades, ele pode até ser cursado a partir do segundo ano do ensino médio tradicional.
Já para entrar na faculdade, obrigatoriamente, é preciso ter completado o ensino médio. Durante o curso, além de conhecimento prático e teórico, o estudante poderá aprender a atuar em pesquisas.
O estudo é muito mais aprofundado do que em um curso técnico. Além disso, é possível realizar um curso universitário com diferentes direcionamentos:
• Bacharelado: é o diploma conquistado por pessoa com conhecimento profundo em uma área. Cursos de medicina veterinária, fisioterapia, psicologia formam bacharéis;
• Licenciatura: é voltado para quem quer atuar na área da educação depois de formado, ou seja, forma professores em diferentes áreas;
• Tecnólogo: curso superior, mais curto e ainda mais específico. Ele forma profissionais que poderão atuar especificamente em uma área como, por exemplo, gastronomia.
De forma geral, é possível dizer que o curso técnico oferecerá uma formação rápida, para que você entre no mercado de trabalho e esteja apto para o setor operacional. Porém, se você quiser seguir na carreira e prosperar dentro de uma empresa, a graduação é necessária.
O que escolher? Curso técnico ou faculdade?
Agora que você já compreendeu as principais diferenças, fica mais fácil decidir se quer fazer curso técnico ou faculdade. Se a sua ideia for ingressar logo no mercado de trabalho e ter um salário o quanto antes, o curso técnico é a melhor escolha.
Quem está no ensino médio pode cursar ao mesmo tempo e quem já completou, em dois anos terá um certificado. Há várias vagas para técnicos de diferentes áreas em hospitais, indústrias e empresas.
Além disso, depois de fazê-lo, se você quiser melhorar o salário, seguir carreira e pleitear novos cargos dentro da empresa, é importante se matricular em uma faculdade. Ela abrirá mais portas, dará uma formação mais concreta e possibilitará até que, depois, você siga estudando, fazendo mestrado ou doutorado.
Já se a pressa em entrar no mercado de trabalho não for tão grande, a dica é seguir logo para o curso universitário. Ele ensinará tudo o que um curso técnico transmite e muito mais. Você “economiza” dois anos e já chega para procurar um emprego com um diploma em suas mãos.
O que acha de escolher o seu curso agora mesmo? Visite nosso site e veja o que mais se adequa ao seu gosto!