Qual o perfil de quem faz enfermagem?

0
145
Visualizações

Entre salários, demandas do mercado e condições de trabalho, uma pergunta feita regularmente pelas pessoas que estão à procura de um curso superior é “será que eu tenho perfil para essa profissão?”.

No caso dos cursos da área da saúde, muita gente se questiona se possuem estômago suficiente para aguentar os procedimentos diários, além da paciência para lidar com pessoas dos mais diversos tipos. E a preocupação com esse tipo de questão é totalmente compreensível, já que, no geral, tais cursos são inteiramente focados na promoção e no restabelecimento do bem-estar dos indivíduos.

Entre as opções mais procuradas pelos estudantes está o curso de Enfermagem. Indispensável dentro dos hospitais, o profissional de enfermagem atua diretamente em relação aos pacientes: além da coleta de dados, é ele quem fará os exames físicos e diagnosticar a situação de cada indivíduo.

Além disso, seu trabalho envolve outras relações com médicos, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da área. Ou seja: não é algo para qualquer um, não é mesmo? Quer descobrir se você se encaixa no perfil de um enfermeiro? Abaixo, citamos algumas características fundamentais para ser um bom profissional e fazer carreira no curso de Enfermagem!

Qual o perfil de quem faz enfermagem?

Apaixonado por pessoas!

Há quem diga que a característica essencial para quem deseja se enveredar pelo mundo da enfermagem é ser apaixonado por pessoas. Isso porque, no dia-a-dia da profissão, o enfermeiro passará por situações de estresse e impaciência que sempre envolverão outros indivíduos, sejam eles os pacientes, médicos ou demais funcionários.

Saber trabalhar em equipe e se colocar no lugar do outro, portanto, são dois aspectos importantes para ter uma boa relação com aqueles que estão ao seu redor. Tudo isso pesará – e muito! – na qualidade do seu trabalho no final do dia.

Multifunções

De acordo com o portal SaúdeExperts, a pró-atividade e o comportamento dinâmico são as características mais procuradas pelos hospitais e demais instituições na hora de contratar um profissional da Enfermagem.
Na prática, não é muito raro ver enfermeiros fazendo mais do que suas atribuições pedem: atender telefones e organizar prontuários acabam se tornando parte da rotina nos hospitais (é claro que se deve delimitar suas próprias funções para não correr o risco de virar um verdadeiro faz-tudo). No entanto, a recorrência de tais práticas diz muito sobre o que o mercado pede: disposição para sair da zona de conforto e habilidades diversas fazem parte do perfil de quem faz enfermagem.

Estabilidade emocional

Por ter que lidar com várias situações traumáticas no dia-a-dia, é fundamental que, caso você esteja cogitando a área da Enfermagem, seja capaz de lidar com o sofrimento e a morte sem muita dificuldade.
Tudo bem que ninguém é de ferro, mas saber separar o ambiente de trabalho da vida pessoal é importante para não, em vez de solucionar os problemas dos pacientes, pegá-los para si. Reconhecer os próprios sentimentos e trabalhá-los diariamente, portanto, é um ponto-chave para ser um bom profissional – principalmente dentro de ambientes como um hospital.

Esse conteúdo foi útil? Acesse nosso site para mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome