Mitos e verdades sobre a enfermagem

0
253
Visualizações

Quase tudo na sociedade é rodeado de crenças que nem sempre condizem com a realidade. Quando se tratam das profissões não é diferente, se você pensa em se cursar enfermagem, por exemplo, é bom que conheça algumas mentiras que as pessoas acreditam, graças ao senso comum.
Conheça os principais mitos e verdades sobre a enfermagem:

Mitos sobre a enfermagem

1 – Não existem enfermeiros homens

A cada dia, homens e mulheres têm lutado para conquistar espaço nas mais variadas áreas, e ainda há pessoas que acreditam que existam profissões específicas para gêneros. Na realidade atual, não cabe mais dividir o mundo em coisas femininas e masculinas. Quando se trata da formação em enfermagem o cenário, antes dominado por elas, tem dado espaço para que homens também pratiquem a profissão.

O equívoco em associar a profissão ao gênero feminino vem da predominância das mulheres nesse cargo, algo que tem origem no contexto histórico de guerras que propiciou esse cenário. Outro elemento que confunde a sociedade é o fato das mulheres supostamente serem detentoras da sensibilidade necessária para cuidar dos doentes, algo que todos os dias é superado. Reconhecendo que mulheres podem ser tão fortes quanto os homens e eles podem ser tão frágeis quanto elas.

Por fim, na lista de mitos e verdades sobre a enfermagem esse ponto apresenta-se como mentiroso, pois, é comprovado que pacientes sentem-se mais confortáveis ao serem atendidos por pessoas de mesmo sexo. Assim, seria impossível oferecer o melhor serviço limitando a função a mulheres.

2 – Enfermeiros são médicos que não deram certo

Infelizmente ainda há quem pense que os enfermeiros são aqueles que não conseguiram se tornar médicos. Isso sem considerar que as funções realizadas por ambos são distintas, sendo de responsabilidade do médico diagnosticar e prescrever um tratamento a uma determinada doença e do enfermeiro a realização do acompanhamento do paciente.

Não há um profissional da saúde melhor que o outro, cada um cumpre seu papel e todos são necessários para o melhor atendimento. Por isso é tão importante que pessoas optem por essa profissão tão bela e humanitária, que traz o conforto aos enfermos. Sendo fundamental para isso, que conheça a lista de mitos e verdades sobre a enfermagem.

O que é verdade sobre a enfermagem?

1 – A oferta de trabalho tem crescido para essa profissão

Para o bem e para o mal, a área da saúde está em constante crescimento, pois, as pessoas não deixam de necessitar desses serviços. Sem falar nos inúmeros tratamentos que surgem nesse mercado, o que acaba valorizando ainda mais o trabalho.

Assim, uma vez capacitado, o enfermeiro terá inúmeras possibilidades de encontrar um trabalho. Além também de conquistar uma remuneração justa, considerando todos os serviços que executa. Mas, antes disso, precisa optar por esse curso de forma consciente, conhecendo os mitos e verdades sobre a enfermagem e demais assuntos referentes a profissão.

2 – O enfermeiro não fica preso a um hospital

Nesse contexto de pleno desenvolvimento, a enfermagem desponta por ser um cargo que se adapta a diversos ambientes. Como assim? Simples, um enfermeiro não está limitado a um hospital, ele pode atuar a domicilio, escolas, clínicas particulares e uma infinidade de alternativas que fazem com que essa profissão se destaque.

Agora que você viu nossa lista sobre os principais mitos e verdades sobre a enfermagem, está pronto para realizar sua escolha e optar por essa profissão tão humanitária. Para mais informações, acesse nosso site para descobrir um pouco mais sobre nossas opções de curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome