Cursos mais concorridos no vestibular

Veja quais são os cursos mais concorridos no vestibular no artigo de hoje.

0
145
Visualizações

Cursos mais concorridos no vestibular: Para muitos estudantes, escolher a carreira para seguir num curso superior é uma tarefa dificílima, quase tanto quanto os vestibulares de ingresso. É preciso avaliar a vocação do aluno, assim como de que forma o curso é apresentado nas faculdades, com as aulas teóricas e práticas e o que o mercado de trabalho oferece.

Em muitas situações, a vocação, o desenvolvimento do curso e o mercado de trabalho não são compatíveis, e o estudante acaba frustrado com sua escolha. Algumas carreiras ainda se mantêm no topo das mais escolhidas e, consequentemente, padecem de dificuldades em obter uma boa colocação profissional após a formatura. É grande o número de profissionais recém formados e que não conseguem exercer seu ofício, por não conseguir encontrar uma colocação no mercado.

Mas esse grau de dificuldade não deve paralisar a busca pela carreira desejada. Apenas requer uma preparação maior e especializada, tanto para conquista de uma vaga tão concorrida, quanto para se preparar para o término do curso e os obstáculos que poderão existir.

As carreiras mais procuradas pelos estudantes são medicina, direito, engenharia e administração. Todos os cursos estão disponíveis em faculdades públicas e privadas. Veja no artigo de hoje quais os cursos mais concorridos no vestibular!

Medicina: sempre a mais concorrida

Mesmo sendo uma das profissões mais estressantes, ter um mercado de trabalho concorrido nas grandes cidades, um curso árduo e longo, além de ser desde sempre o curso mais concorrido de todos os vestibulares, a medicina ainda exerce grande fascínio nos estudantes.

A profissão tem grande prestígio social exatamente pela sua função fundamental: salvar vidas. E para se tornar um bom médico, é preciso ter muita dedicação aos estudos em toda sua carreira e possuir habilidades pessoais como equilíbrio emocional e muita dedicação.

Para se tornar um bacharel é preciso cursar 12 semestres e o tempo de especialização dependerá do que for escolhido, mas o tempo mínimo é de mais dois anos. Após conquistar o certificado, o profissional pode trabalhar na saúde pública ou privada, em hospitais, clínicas, empresas e consultórios particulares.

Direito, a favor da lei

Outra área que entra nos cursos mais concorridos no vestibular é o direito. A profissão de advogado é a segunda mais procurada pelos estudantes em todo o país. Em partes pela possibilidade de exercer cargos públicos como juízes, procuradores e promotores, além de outras vagas que exigem essa formação. Há também a possibilidade de bons salários, tanto investindo em atendimento autônomo, quanto exercendo a atividade em empresas ou órgãos públicos.

A carreira de direito estuda as leis de uma nação e a forma de aplicá-las corretamente, de acordo com a Constituição Federal. Dura em média cinco anos e ao se formar torna-se bacharel, mas só pode exercer a profissão se passar na prova da Ordem dos Advogados de seu Estado.

O fascínio de muitos estudantes pela carreira de advogado está na possibilidade de trabalhar em busca da justiça e de suas variações. É uma carreira muito valorizada na sociedade, exatamente por ser o agente da lei.

Engenharia Civil, para construir uma nação

Voltada para alunos que tem facilidade em lidar com números, dedicação aos estudos e organização, a Engenharia Civil possui um mercado de trabalho oscilante, principalmente em momentos de crise financeira.

Atuando em empreiteiras e empresas ligadas a construção de imóveis, o profissional é capacitado para estudar o problema, planejar uma solução, identificar a sua viabilidade e coordenar seu desenvolvimento. Além da construção de projetos, pode trabalhar também com inspeção, fiscalização, transporte, saneamento e perícia, em ambientes como Construção Civil e Urbana, Rodovias e Transportes, Solo e Geotecnia, Estrutura e Fundações além de Saneamento.

A engenharia possui ainda outras especializações como Agrícola, Ambiental, Sistemas, Elétrica e Eletrônica, Mecânica e Naval, entre outras.

Administração, para quem deseja empreender

O estudante que opta pela carreira de administração se forma em bacharel ao final de quatro anos em média, podendo trabalhar em marketing, recursos humanos, serviços, produção e finanças. O aprendizado é focado em matérias como economia, estatística, psicologia e finanças e, embora possua muito foco em cálculos matemáticos, pertence à carreira de humanas.

O profissional formado precisa estar sempre atualizado sobre o mercado, participando de palestras, oficinas e workshops, principalmente valorizando o network. O perfil do estudante dessa carreira é de empreendedor, inconformado e que está sempre em busca de novas possibilidades de crescimento.

Viu quais os cursos mais concorridos no vestibular? Que tal estudar e se dedicar para passar em uma boa faculdade? Veja outras dicas em nosso blog! Além disso, você pode fazer o vestibular da Faculdade Finaci. Garanta o curso dos seus sonhos hoje mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome