O que é CREA e porque ele é importante para um engenheiro?

Veja no artigo de hoje o que é CREA e porque ele é importante para um engenheiro.

0
316
Visualizações

Como atua em diversas áreas, a engenharia tem um mercado de trabalho bastante amplo, tanto que é um dos cursos superiores mais procurados atualmente. Seus profissionais fazem diversos setores fundamentais continuarem a funcionar, ajudando o país a crescer e se desenvolver, seja com a Engenharia Civil, Ambiental, Elétrica, de Produção ou qualquer outra. Com o crescimento do Brasil ao longo dos anos, o espaço para engenheiros no mercado aumentou em busca de profissionais qualificados para atender as demandas do setor. Mesmo com a recente crise, a necessidade por bons engenheiros não deixou de existir. Confira agora o que é CREA e como esse documento pode influenciar sua carreira como engenheiro.

O que é CREA?

O CREA é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, órgãos presentes em todos os estados da federação, responsáveis por fiscalizar, orientar e verificar, no âmbito regional, o exercício das profissões da área tecnológica. Essas entidades são a manifestação regional do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e têm como missão defender a sociedade de práticas ilegais das atividades que fazem parte do sistema CONFEA/CREA.

Para garantir que esse objetivo seja cumprido, essas entidades regionais trabalham fazendo o registro dos profissionais da área, incluindo os engenheiros. Esse registro atesta que o engenheiro está habilitado para desenvolver suas funções com segurança e qualidade. Além disso, permite uma fiscalização mais eficiente, ajudando a atingir o objetivo de prezar pela defesa da sociedade contra serviços ilegais.

O CREA possui agentes fiscais que visitam obras públicas e privadas e realizam pesquisas para identificar possíveis irregularidades e a responsabilidade técnica dos serviços feitos. Quando constatada uma irregularidade, é feita uma notificação ou redigido o auto de infração. Se não forem atendidos de acordo com o que a lei exige, o CREA abre um processo administrativo de acordo com o problema, garantindo a qualidade dos serviços prestados por esses profissionais.

Porque ele é importante?

Agora que você já sabe o que é crea, entenda a sua importância. O CREA comprova que o profissional frequentou e concluiu um curso de nível técnico ou superior da área reconhecido pelo MEC e que está apto para exercer a função em questão. Engenheiros lidam com projetos que muitas vezes podem colocar em risco a segurança e o bem-estar das pessoas, por isso a necessidade de um documento que comprove que o profissional está habilitado para desenvolver seu trabalho.

Além disso, sem o CREA é impossível que o profissional emita o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento requerido para ser responsável pelos serviços prestados.

Para que serve o CREA e como consegui-lo?

O CREA atesta que o engenheiro está habilitado para atuar em sua área. Para consegui-lo, vá ao CREA levando original e cópia dos seguintes documentos:

• Histórico escolar;

• Diploma ou certificado;

• Comprovante de residência;

• RG;

• CPF;

• Comprovante de quitação com o Serviço Militar (homens);

• Título de eleitor;

• Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;

• 2 fotos 3×4 recentes;

• Formulário preenchido, fornecido pelo órgão.

Agora que você já sabe o que é CREA, não perca tempo e faça um curso técnico no colégio inaci para conseguir o seu registro e se dar bem no mercado de trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome