Quais as funções do professor de AEE?

0
259
Visualizações
AEE

Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, criada em 2008, o Atendimento Educacional Especializado, chamado AEE, é um direito garantido pela constituição. Trata-se de um serviço de educação especial que tem o objetivo de organizar, elaborar e identificar recursos pedagógicos de forma a eliminar as diferenças e as barreiras da discriminação, possibilitando a participação de todos os alunos, levando em consideração suas necessidades especiais.

O atendimento educacional especializado tem a obrigação de complementar a formação academia do estudante, possibilitando sua autonomia dentro e fora da sala de aula. O ensino especial é realizado tanto em escolas comuns, quanto em escolas especiais e faz parte do plano de ensino público.

E nesse ponto, entra o professor especializado em AEE. Professores de educação especial são treinados para trabalhar com crianças que têm uma ampla gama de deficiências. Professores de educação especial normalmente têm pelo menos um diploma de bacharel e alguns também podem ter um mestrado em educação ou psicologia infantil, o que pode ser um excelente adicional. Todos os professores de educação especial que ensinam em escolas públicas também devem ter um certificado de ensino emitido pelo seu estado.

Avaliando os alunos

Uma das principais responsabilidades de um professor de educação especial é avaliar as habilidades cognitivas de seus alunos. A maioria dos estudantes especiais são avaliados por psicólogos e outros profissionais antes de irem para a escola, portanto, os professores especializados têm muitas informações diagnósticas, bem como dados observacionais para trabalhar na avaliação das necessidades de seus alunos. As experiências dos professores que trabalham diretamente com seus alunos também desempenham um papel importante no desenvolvimento do currículo e plano de instrução para essas crianças.

Programa de Educação Individualizada

Um programa de educação individualizado é projetado para melhorar as necessidades de desenvolvimento educacional, físico e social dos alunos de educação especial. Um professor de educação especial analisa as habilidades dos alunos e modifica o currículo padrão adequado à idade para criar um plano personalizado para o aluno. Um professor de AEE geralmente inclui vários objetivos de desenvolvimento social e emocional, bem como áreas acadêmicas específicas a ser ensinadas.

Ensinando as crianças

Professores de educação especial passam muito tempo trabalhando ativamente com os alunos. Os alunos com necessidades especiais geralmente exigem supervisão individual, em especial, na escola, e os professores especializados são os mais qualificados para realizar esse tipo de atendimento. Em casos onde as salas de aula de educação especial são separadas, elas tendem a ter menos alunos do que as salas de aula tradicionais, de modo que os professores e auxiliares de professores podem concentrar mais atenção individual nos alunos.

Administração Escolar e Parental

Muitos pais de crianças com necessidades especiais estão envolvidos na educação de seus filhos e trabalham em estreita colaboração com seus professores na elaboração de métodos de ensino e no monitoramento do progresso educacional e de desenvolvimento durante o ano letivo. Os professores de educação especial também podem coordenar com os funcionários da administração da escola o cumprimento das leis federais e estaduais sobre deficiências, bem como desenvolver planos de ensino para esses estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome