Conheça os tipos de deficiência física

0
217
Visualizações

Quando falamos em deficiência física, automaticamente pensamos em pessoas que têm sua capacidade de locomoção comprometida. O que muita gente desconhece é o fato de que a perda da mobilidade pode ser causada por uma série de fatores, que podem, inclusive, afetar outras capacidades, como a fala.

As causas da deficiência física são diversas. Dentre as principais causas estão a malformação congênita, lesões, paralisia cerebral, acidente e amputação.

Quais são os tipos de deficiência física?

A deficiência física está classificada nas seguintes categorias:

– Amputação: Procedimento cirúrgico que consiste na remoção de um membro, com o objetivo de controlar uma doença ou os danos de um acidente.

– Artropatia: Distúrbio relacionado à inflamação de uma ou mais articulações.

– Hemiplegia: Condição que afeta por completo as funções motoras de um dos lados do corpo (esquerdo ou direito).

– Hemiparesia: Condição que afeta parcialmente as funções motoras de um dos lados do corpo.

– Malformação congênita: Anomalia que ocorre na formação do bebê durante a gestação, podendo afetar ossos, órgãos, corpo e sistemas.

– Monoplegia: Deficiência caracterizada pela perda total dos movimentos de um único membro, seja ele superior ou inferior.

– Monoparesia: Perda parcial dos movimentos de um único membro, superior ou inferior.

– Ostomia: Procedimento cirúrgico onde é feita a abertura (ostoma) de um novo caminho para a saída de urina ou fezes.

– Paralisia cerebral: Condição que afeta a postura, os movimentos do corpo e a coordenação dos músculos.

– Paraplegia: Condição caracterizada pela perda total da capacidade motora dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, pernas e pés).

– Paraparesia: Perda parcial dos movimentos dos membros inferiores.

– Tetraplegia: Condição na qual o indivíduo sofre a perda total das suas capacidades motoras dos membros superiores e inferiores.

– Tetraparesia: Perda parcial das suas capacidades motoras dos membros superiores e inferiores.

– Triplegia: Perda total das capacidades motoras em três membros.

– Triparesia: Deficiência física caracterizada pela perda parcial das capacidades motoras em três membros.

As principais causas de deficiência física

Conforme pontuamos no início do artigo, as causas das deficiências físicas são diversas, uma vez que existem vários tipos de condições.

Contudo, é importante destacar que nem todas as causas estão relacionadas ao desenvolvimento do bebê durante a gestação, doenças ou infecções. A perda parcial ou total da capacidade motora também está relacionada às seguintes causas:

– Acidentes (de trabalho, automobilístico ou violência urbana);

– Consumo de drogas;

– Má alimentação e sedentarismo;

– Contato com substâncias tóxicas;

– Higiene e saneamento básico.

Deficientes físicos e a inclusão social

Se há algumas décadas o cidadão portador de deficiência física era excluso da sociedade, hoje sua condição é diferente.

Por se tratar de uma minoria, esta parcela da população era esquecida, sendo negligenciada nas ruas, estabelecimentos, escolas e mercado de trabalho. Entretanto, com o passar do tempo e a conscientização empregada pela mídia, empresas e órgãos, estas pessoas atualmente passaram a ser vistas e consideradas parte da sociedade.

Na questão da acessibilidade, calçadas, transportes públicos e estabelecimentos contam com rampas para facilitar a locomoção destas pessoas. Na questão profissional, os portadores de deficiência visual contam com vagas voltadas exclusivas, nas mais diversas áreas de atuação, proporcionando a estas pessoas, condição de igualdade.

Já na educação, estudantes com deficiência física estudam lado a lado de alunos não portadores, recebendo o auxílio de tutores que ajudam o trabalho do professor com estas crianças.

Mesmo com estes avanços e estando inseridos na sociedade, é notório o preconceito que ainda ronda estes cidadãos. Para combatê-lo é necessário que tanto a mídia quanto os órgãos continuem promovendo a conscientização.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome