Quais as diferenças entre técnico e auxiliar de enfermagem?

Veja no artigo de hoje quais as diferenças entre técnico e auxiliar de enfermagem.

0
136
Visualizações

Os cursos técnicos na área da saúde são cada vez mais procurados e reconhecidos no Brasil. Isso porque o setor de saúde cresceu junto com a renda do brasileiro nos últimos anos. Esses cursos formam profissionais que lidam diretamente com os pacientes, realizando tarefas com complexidade variadas.

O curso técnico é uma ótima oportunidade para quem busca qualificação profissional para entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho. Sua duração é menor do que de uma graduação e os salários podem atingir valores consideráveis. Mas você sabe a função do técnico? Confira as diferenças entre técnico e auxiliar de enfermagem!

O que é Curso Técnico de Enfermagem?

O Curso Técnico de Enfermagem capacita profissionais para atuar promovendo ações e cuidados que garantem o bem-estar e a saúde dos pacientes. Ele aprende a cuidar de pacientes de média e alta complexidade, desempenhando diversas tarefas, como pequenos curativos, higienização de pacientes, aplicação de vacinas, administração de medicamentos e até pequenas intervenções.

Ele trabalha sob a supervisão de um enfermeiro e pode atuar em unidades de terapia intensiva (UTIs), centros cirúrgicos e obstétricos, hospitais e clínicas e podem atender pacientes no pós-operatório. O curso dura de um ano e meio a dois anos.

O que é Auxiliar de Enfermagem?

O Auxiliar de Enfermagem é um profissional da saúde que também atua sob a supervisão de um Enfermeiro. Ele está capacitado a atender pacientes de baixa complexidade e desenvolve funções mais simples, como medir os sinais vitais, relatar ocorrências de pacientes e realizar o processo para admitir, transferir ou dar alta para pacientes.

O curso para se tornar um Auxiliar de Enfermagem costuma durar um ano e ensina diversos assuntos, entre eles alimentação e cuidados básicos de higiene. Esse profissional pode atuar em hospitais, laboratórios, consultórios médicos, ambulatórios, unidades básicas de saúde, entre outros.

Quais as diferenças entre eles?

Embora os dois profissionais de saúde atuem muitas vezes nos mesmos centros de saúde e executem algumas tarefas iguais, existem diferenças entre técnico e auxiliar de enfermagem, a começar pelo tipo de pacientes que eles atendem. Enquanto o auxiliar pode tratar apenas de pacientes de baixa complexidade, ou seja, que não estão em estado grave, o técnico atua cuidando de procedimentos em pacientes de média e alta complexidade.

Embora o curso de Auxiliar de Enfermagem tenha a duração ligeiramente menor do que o curso de Técnico de Enfermagem, o salário do técnico é maior do que do auxiliar, já que presta serviços em pacientes que exigem mais cuidado e atenção. Por isso mesmo o curso técnico é um pouco mais longo, pois ensina técnicas e procedimentos que um auxiliar não pode desenvolver.

Ambos têm espaço garantido no mercado de trabalho, mas as opções são um pouco mais limitadas para o auxiliar, devido às restrições da sua área de atuação.

Gostou de saber quais são as diferenças entre técnico e auxiliar de enfermagem? Então não perca tempo, escolha o curso de enfermagem que se encaixa melhor no que você quer e venha crescer na sua área!


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/f/0a/1d/bloginaci1/public_html/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome