A época de estudos é bastante importante em nossa vida, pois nos ajudará a trilhar uma carreira profissional e a formar a nossa identidade como um todo. Atualmente, existem diversos tipos de cursos disponíveis e diferentes níveis de escolaridade que determinam a sua formação. Estes são graduação, tecnólogo e curso técnico.
Dependendo da área de atuação, existem níveis mais recorrentes do que outros e que funcionam de forma mais eficaz no mercado de trabalho. Exemplo disso é a área de Tecnologia da Informação. A maioria dos estudantes aposta em cursos técnicos ou tecnólogos para aprender mais sobre esse ofício, ao invés de optar por uma graduação.
Apesar de existirem há algum tempo, os níveis de escolaridade ainda são tema de dúvidas para quem deseja começar a estudar. Por qual nível de curso optar é uma decisão muito importante e irá influenciar diretamente na vida profissional e pessoal do aluno. Por isso, separamos as principais características que diferenciam os cursos de graduação, tecnólogo e curso técnico. Confira!
Cursos de graduação
A graduação é considerada um ensino de nível superior e que, em sua maioria, oferece maior grau de conhecimento sobre determinada área. São em média 4 a 5 anos de curso, que implicam ensinamentos teóricos e práticos.
Para entrar na faculdade, é preciso que o aluno tenha concluído os estudos de nível médio e preste vestibular em uma instituição de ensino superior. Muitas universidades do país aceitam a nota obtida pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para que o mesmo seja selecionado para adentrar ao curso.
Dentro da graduação existem diferentes tipos de cursos, que se dividem em três tipos:
• Bacharelado: resulta no diploma de bacharel para um profissional que adquiriu grandes conhecimentos sobre determinada área;
• Licenciatura: direcionado aos que pretendem atuar na área de educação, já que permite dar aulas;
• Tecnólogo: curso de menor duração para atuar em determinadas áreas.
Em tese, os cursos de graduação que oferecem as duas primeiras formações (bacharelado e licenciatura) são mais longos (4 a 5 anos) e mais reconhecidos no mercado de trabalho por conta da profundidade do conhecimento adquirido. Já o tecnólogo, por durar menos tempo e ser direcionado para áreas mais específicas, é menos reconhecido em determinadas funções e mais em outras.
Tecnólogo
Como já mencionado, o tecnólogo é considerado um curso de nível superior que proporciona a formação em graduação tecnológica. O mesmo dura de 2 a 3 anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho. Os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.
Dentre as áreas que mais trabalham com profissionais formados em graduação tecnológica estão cursos que abrangem as seguintes áreas: gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design; entre outras.
Curso técnico
Na escala da evolução acadêmica, eles ocupam um nível intermediário entre o Ensino Médio e o Superior. Considerado de nível médio, o curso técnico é caracterizado pela sua curta duração (em média entre 18 a 24 meses). Quem tem formação comprovada no Ensino Fundamental já pode dar início a um curso técnico na área de sua preferência.
A capacitação rápida para ingressar em alguma função (majoritariamente prática) é o principal foco desse nível de ensino. Os mesmos conferem certificado técnico de nível médio ao estudante concluinte.
Está pensando em ingressar em algum desses níveis de ensino? Acesse o site e conheça nossa associação educacional!