Por que fazer uma pós-graduação?

0
87
Visualizações

É de conhecimento geral que o mercado de trabalho, nos dias de hoje, anda muito mais exigente quando o assunto é currículo do que nas décadas passadas. Sabendo disso, uma grande parcela da população busca aprimorar e atualizar sua formação educacional, uma qualidade intrínseca a um bom profissional.

À medida que esses profissionais se aprofundam na ideia de dar continuidade aos estudos, o curso de pós-graduação ganha destaque privilegiado em seus planos, pois as vantagens que uma pós proporciona para quem investe são inúmeras. E são essas vantagens de fazer uma pós-graduação que iremos apresentar para você ao longo desse texto. Acompanhe!

Afinal, o que é a pós-graduação?

O curso de pós-graduação, seja licenciatura, bacharelado ou tecnológico, busca aprofundar um conhecimento já estudado e que possa ser realizado somente após a conclusão do ensino superior. Dentro da pós-graduação, você encontrará dois caminhos possíveis: o stricto sensu e o lato sensu.

O primeiro, stricto sensu, se caracteriza por ser uma pós-graduação voltada à formação de um corpo acadêmico e um ambiente docente e de pesquisa. Sua principal função é afunilar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e aperfeiçoar os estudos na área desejada. Nessa categoria, encontramos os cursos de mestrado e doutorado.

Já o segundo, lato sensu, tem o foco voltado para o aperfeiçoamento e a qualificação profissional, como cursos de especialização voltados para o mercado de trabalho. Esses cursos procuram atualizar o aluno, mantendo-o apto a competir na sua área. O Master Business Administration (MBA) é um bom exemplo de um curso lato sensu.

Por que fazer uma pós-graduação?

Um curso de pós-graduação pode oferecer ao estudante muito mais do que apenas o conhecimento necessário à execução das tarefas relacionadas à sua área. A pós pode trazer vários benefícios profissionais que serão capazes de valorizar a sua carreira e aumentar as chances de conseguir uma promoção ou um emprego melhor.

Um currículo que conta com essa especialização pode ser o escolhido dentre vários outros que possuem apenas uma graduação. E as vantagens não param por aí! Se você ainda não se convenceu de que vale a pena fazer um curso de pós-graduação, confira mais alguns benefícios logo abaixo:

1. Atualização

As frequentes mudanças trazidas pelo século XXI exigem de um bom profissional a constante checagem de seus conhecimentos. Fazer uma pós-graduação, com um corpo docente que vive na prática as transformações cotidianas e pode te passar toda essa gama de atualizações, se faz mais que necessária para o exercício pleno de sua função.

2. Fortalece seu currículo

Além disso, todo o conhecimento proporcionado por uma pós-graduação pode ser extremamente satisfatório, pois é junto com ele que você irá ganhar um grande diferencial no seu currículo. Isso irá te proporcionar um grande trunfo na manga que fará você se destacar diante da competitividade do mercado.

3. Pode mudar a direção da sua carreira

Se você acha que estudou uma área e precisa ficar preso nela pelo resto da vida, está enganado. Todos nós temos o direito de mudar de ideia ou de nos enganarmos em relação aos nossos objetivos profissionais. Dessa maneira, a pós-graduação pode ser o empurrão que você precisava para mudar de vida e de carreira.

Gostou das dicas? Que tal visitar o nosso site e conhecer alguns cursos de pós-graduação? Se preferir, você pode baixar gratuitamente nossos e-books e se inscrever na nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome