Tecnólogos podem fazer pós-graduação?

0
152
Visualizações

O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais capacitados e com grande conhecimento específico para a área que estão contratando. Para algumas empresas, dependendo do segmento, é melhor um profissional especialista do que generalista.

Por este fato algumas pessoas optam por fazer um curso técnico, ou seja, uma graduação tecnológica em uma área específica, em detrimento de realizarem uma graduação plena (bacharelado) e, desta forma, estarem prontas para o mercado com uma menor quantidade de tempo.

Áreas como mecânica industrial, automação, desenvolvimento de sistemas, gestão financeira, gestão ambiental, são alguns exemplos de cursos de graduação tecnológica. Porém, na busca de tornarem-se mais completas ao mercado de trabalho e terem maiores chances de crescimento profissional, muitas pessoas que possuem um certificado de graduação tecnológica buscam realizar uma pós-graduação. No entanto, neste momento, por questões de nomenclaturas e estruturas do curso que realizaram, muitos ficam na dúvida se tecnólogos podem fazer pós-graduação.

O que são os cursos de pós-graduação?

Uma pós-graduação é um tipo de curso voltado para pessoas que possuem algum curso de ensino superior completo. Este curso visa preparar melhor as pessoas para o mercado e na área em que atuam. Profissionais buscam estes cursos para terem um diferencial e mais visibilidade para o mercado de trabalho, bem como para estarem melhores preparados e aptos para certas atividades. Um curso de pós-graduação pode ser classificado em vários tipos, de acordo com a abordagem a que se propõem. Veja a seguir os tipos:

Especialização (lato sensu) – os cursos na modalidade lato sensu são voltados para as áreas de especialização, como administração de banco de dados, artes cênicas, desenvolvimento de sistemas, etc. Esses cursos têm duração mínima de 360 horas e, na conclusão do curso, o aluno receberá o certificado de conclusão e não o diploma.

MBA (lato sensu) – os cursos de MBA (Master Business Administration) são cursos também na modalidade lato sensu, porém, seu foco maior é em profissionais voltados para a alta gestão, como executivos, diretores e CEO. Cursos como Gestão de Projetos, Controladoria e Finanças, Gestão de Negócios, Gestão de Recursos Humanos são exemplos de especializações de cursos MBA.

Mestrado e doutorado (stricto sensu) – os cursos de mestrado e doutorado são voltados para o conhecimento acadêmico e desenvolvimento de pesquisas. Cursos de mestrado têm duração de no mínimo 18 meses e no máximo 24 meses; e o doutorado o mínimo de 24 meses e máxima de 42 meses. Alguns exemplos de cursos de mestrado e doutorado: economia, administração, biomedicina, ciências políticas. Ao concluir o curso o aluno receberá o diploma de conclusão do curso.

Tecnólogos e os cursos de pós-graduação

Após saber o que são os cursos de pós-graduação e o motivo que levam os profissionais a buscarem este tipo de qualificação, algumas pessoas se perguntam: tecnólogos podem fazer pós-graduação? De acordo com o Ministério da Educação (MEC) as pessoas que possuem um diploma de graduação tecnológica podem realizar cursos de pós-graduação. Não há nenhum impedimento legal para que estes estudantes possam continuar se especializando, tanto em cursos lato sensu quanto stricto sensu. Ou seja, tecnólogos podem fazer pós-graduação tanto na área profissional quanto acadêmica, tornando-se pesquisadores ou docentes.

Apesar de não ser uma prática ilegal, algumas instituições de ensino colocam barreiras no processo seletivo para os tecnólogos quando desejam ingressar em um curso de pós-graduação. Este fato ocorre por simples preconceito e, até mesmo, falta de conhecimento e maturidade das instituições, que consideram os cursos técnicos inferiores aos cursos de bacharelado ou licenciatura. Na verdade, o que essas instituições precisam entender é que os cursos possuem foco e finalidades específicas, sem que um seja melhor que o outro; não há demérito por alguém ser um tecnólogo. O diploma de um tecnólogo tem a mesma validade de um curso superior tradicional.

Tecnólogos podem fazer pós-graduação e até devem fazer, pois, terão uma visão de especialista adquirida no curso técnico e podem adquirir uma visão generalista ao realizarem uma pós-graduação em uma área complementar à sua formação original. O mercado tem exigido isto, profissionais cada vez mais aptos e com uma visão ampla, especialistas em determinados pontos e generalistas em demais atividades.

Quer se preparar para o mercado de trabalho? Então acesso o nosso site e confira o curso que tem interesse!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome