Radiologia: conheça a especilidade em dignósticos por imagem

0
120
Visualizações
Radiologia

Se alguma vez você passou por um exame de imagem, saiba que provavelmente o procedimento não foi realizado por um médico ou enfermeiro, mas sim por um radiologista. A Radiologia tem função primordial e mais abrangente na Medicina, mas você sabia que ela também é utilizada em diversas outras áreas? Confira abaixo um pouco mais da história, do conceito e das áreas de atuação da Radiologia!

O que é a Radiologia?

Os raios-X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, pelo físico alemão Wihelm Conrad Roentgen, que inclusive recebeu um prêmio Nobel de Física pela conquista. Os raios-X são ondas eletromagnéticas capazes de serem absorvidas por materiais de alta densidade (como os ossos, balas de revólver e alguns tumores), ao mesmo tempo em que atravessam tecidos de densidade mais baixa (como músculos e gordura). Dessa forma, a imagem gerada pode revelar deformidades e imperfeições, sendo hoje parte indispensável na Medicina.

Na grande maioria dos casos, a Radiologia é lembrada por sua ação na área médica, e isso não é e vão, dada sua grande importância nesse ramo. A Radiologia tem como principal função a realização de exames de diagnóstico por imagem, abrangendo desde a preparação do local e do paciente para a avaliação até a operação dos equipamentos.

Entre os exames mais comuns que utilizam a Radiologia estão a Radiografia Simples (raio-X), a Mamografia, a Tomografia Computadorizada, a Ultrassonografia e a Ressonância Magnética

A Radiologia além da Medicina

Muito se engana quem pensa que a Radiologia é utilizada apenas para fins médicos e de diagnóstico – a especialização também é útil em outras áreas. Confira algumas delas!

Engenharia

Neste ramo, a Radiologia atua especialmente facilitando a verificação de peças e estruturas metálicas localizadas abaixo do concreto. Para que não seja necessário quebrar os alicerces para a verificação das condições dessas peças, a Radiologia é utilizada para a visualização das condições e o diagnóstico de eventuais deficiências nessas construções.

Indústria

Na Radiologia Industrial, o profissional em Radiologia trabalha principalmente em fábricas de aviões e automóveis, por exemplo. Sua função central é detectar nas peças possíveis defeitos microscópicos, que embora invisíveis a olho nu, são capazes de comprometer a construção e a performance das máquinas.

Justiça

A Radiologia Forense é uma parte importante da Medicina Legal, utilizada em investigações policiais auxiliando na detecção de pistas, provas e evidências, sendo de grande valia na resolução de crimes e aplicação da Justiça. A identificação do local de alojamento de balas de revólver, a verificação de detalhes de fraturas ósseas e o reconhecimento de cadáveres são algumas das finalidades da Radiologia neste âmbito.

Alimentos

Neste segmento, a Radiologia é utilizada na revelação de fungos e bactérias presentes em alimentos, tendo como principal objetivo uma melhor conservação dos mesmos. Alguns alimentos têm sua conservação aumentada em até 30%, o que eleva seu valor de mercado. A Radiologia Alimentícia é uma área delicada, pois deve seguir critérios rigorosos para que a características e funções nutricionais não sejam alteradas.

Gostou deste conteúdo? Visite nosso site e saiba mais sobre este e outros cursos disponíveis em nossa plataforma!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome