O que fazer depois da faculdade?

0
176
Visualizações

Para muitas pessoas a formatura na faculdade significa o término de uma grande etapa. Para outras, porém, sua conclusão pode significar o início de um caminho que traz consigo uma série de dúvidas, a começar pela famosa pergunta: “o que fazer depois da faculdade?”.

De fato, é natural que a maioria das pessoas fique perdida quanto às possibilidades após o fim do curso. Entre seguir o mercado de trabalho e caminhar para uma especialização, é fundamental que você defina o que almeja profissionalmente antes de tomar decisões.

Ainda não sabe por onde começar? Separamos abaixo algumas considerações para quem precisa de uma ajuda.

Formei, e agora?

Mercado ou academia? Amadurecer ou começar algo novo? Se questões como estas rondam seus pensamentos, não há motivos para desespero. Seja qual for o curso, há um leque gigante de áreas de atuação e isso é algo que gera inúmeras incertezas.

Diante de tantas possibilidades, muitos recém-formados acabam por ingressar no mercado por acreditarem que, a partir do trabalho, entenderão o que funciona ou não para si. Outros, no entanto, optam por continuar estudando por perceberem que seus perfis combinam com a sala de aula e por crerem que uma pós pode garantir melhores salários. Tudo é uma questão de perfil: basta descobrir o seu.

Quais as opções?

Se sua dúvida é o que fazer depois da faculdade, aqui vão algumas possibilidades interessantes: uma pós-graduação, se o que você deseja é aprofundar conhecimentos e adquirir novas competências. Para quem deseja ainda mais reconhecimento no meio profissional e acadêmico, o mestrado pode ser uma boa pedida. Que tal um curso de idioma? Cada vez mais, empresas exigem profissionais com inglês, por exemplo.

Concursos

Concursos públicos são uma ótima forma de entrar no mercado com salários consideráveis – e por isso são a meta de muitas pessoas. Uma das maiores vantagens dos concursos é a garantia da estabilidade financeira, já que o funcionário não pode ser demitido, além dos horários de trabalho. Por outro lado, concursos na sua área podem não ser comuns, o que provavelmente o levará para outros campos de atuação.

Procurar emprego

Como já dito, também há aqueles que preferem colocar na prática tudo o que aprenderam nos anos de faculdade de uma vez e o mercado de trabalho é ideal para isso. Além de ter um contato maior com a profissão, você ganhará experiência. Por outro lado, esse caminho pode ser um pouco complicado para os que não possuem um bom currículo.

Cursos de especialização

Dar continuidade aos estudos é fundamental para quem pretende seguir carreira acadêmica ou deseja salários melhores no mercado. Por meio das especializações como o MBA, você pode se aperfeiçoar mais na sua área e desenvolver melhor seus negócios. Como já citamos as pós e mestrados podem ser interessantes caso você tenha vontade em produzir conhecimento, além de se especializar em subáreas específicas. Elas também são uma opção para aqueles que desejam redirecionar suas carreiras.

Ajudamos a decidir o que fazer depois da faculdade? Para mais, conheça nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome