Faculdade pública ou particular?

Devo fazer faculdade pública ou particular? Veja as vantagens de cada um deles no nosso artigo.

0
43372
Visualizações

Faculdade pública ou particular?

Fazer um curso superior sempre teve grande importância para o mercado de trabalho, mas com as mudanças sociais que o mundo vem sofrendo nas últimas décadas, é fundamental fazer uma faculdade para conquistar melhores colocações profissionais. A experiência acadêmica torna a conta fácil na prática: quanto mais se estuda, mais chances de sucesso. Tudo por causa da competitividade que está cada vez mais bem preparada e as melhores vagas, com salários mais altos e oportunidades de crescimento, exigem um diploma.

Mas essa exigência do mercado também direciona para a importância de fazer uma boa escolha. O curso superior é a definição de uma profissão e ela não pode ser uma escolha impensada. A partir de uma decisão consciente sobre que profissão deseja seguir e quais são suas funções, é que se é possível pensar num planejamento de carreira. Na construção da carreira, a faculdade exerce papel fundamental, com professores qualificados e uma boa estrutura para o aprendizado dentro das exigências atuais do mercado de trabalho. Diante da escolha pela faculdade ideal, também paira a dúvida se a faculdade pública realmente é a melhor opção ou se a particular permite um conhecimento mais aprimorado.

Faça uma boa pesquisa sobre as faculdades que oferece o curso escolhido, a nota de avaliação do MEC, corpo docente disponível de cada uma, infraestrutura, o peso da teoria e da prática que oferecem ao aluno são os principais fatores a serem avaliados.

Vamos entender no artigo de hoje qual a melhor escolha: faculdade pública ou particular?

Quais as características da faculdade pública?

No Brasil há boas faculdades públicas e privadas, inclusive sendo referência internacional. Faculdades públicas como a USP, UFRJ e Unicamp se destacam entre as melhores do país e estão no ranking das melhores do mundo em uma série de cursos, atraindo alunos de todas as regiões e até estrangeiros.

A faculdade pública é criada e mantida pelo poder público, em sua maioria pelo federal, mas há também as mantidas pelo Estado e poucas pelo Município, que foca na Educação Infantil. Elas oferecem a comunidade cursos superiores gratuitos, tornando suas vagas sempre muito concorridas. Para poucos alunos, comprovadamente com dificuldades financeiras, é possível conseguir uma bolsa auxílio para custear o transporte, livros e até alojamentos.

E suas vantagens e desvantagens?

Curiosamente, grande parte dos estudantes de faculdades públicas possuem boas condições financeiras e poderiam pagar uma faculdade particular. O motivo principal é a seleção de professores, todos concursados e com especializações, mestrados e até doutorados. Em geral, a carga horária é maior, há mais investimentos em pesquisas extras e o mercado de trabalho valoriza muito estudantes vindos de universidades públicas.

Dentre as desvantagens de ingressar em uma faculdade pública, está a concorrência pelas vagas, a estrutura, que muitas vezes é arcaica e com pouco ou nenhum investimento, possibilidade de greves que atrasam o ano letivo e a possibilidade de acomodação dos profissionais pela estabilidade oferecida.

Como funciona a faculdade particular?

Há pouco tempo a faculdade pública era a melhor opção, e alunos oriundos das particulares eram vistos com ressalvas no mercado de trabalho. Mas as faculdades particulares estão mudando esse quadro e investindo pesado em tecnologia e contratação de profissionais cada vez mais especializados.

Um dos pontos positivos é a constante busca por profissionais mais qualificados e que, com o plano de carreira oferecido, acabam não se acomodando e fazem constantes reciclagens profissionais.

O acesso às vagas costuma ser mais fácil, salvo universidades muito requisitadas e referência educacional que acabam tendo uma grande concorrência para suas vagas. A infraestrutura é muito melhor e com acomodações mais confortáveis, materiais didáticos e paradidáticos, laboratórios e grade mais atualizada dentro da perspectiva do mercado.

Quais as vantagens e desvantagens de uma faculdade particular?

Mas o principal risco ao ingressar numa faculdade particular é a sua falta de base e bagagem educacional, já que há muitas instituições novas e sem experiência pedagógica. A maior parte não possui laboratórios e hospitais próprios, o que dificulta a prática do aprendizado, assim como uma carga horária menor que a de faculdades públicas, visando os alunos que trabalham fora.

O custo muito alto das mensalidades também é uma grande desvantagem, mas para estudantes que não podem pagar uma faculdade privada, há bolsas e créditos estudantis que facilitam o acesso. Agora que você viu as vantagens e desvantagens de cada tipo de faculdade, qual vai escolher: faculdade pública ou particular?

Agora que você entendeu as vantagens e desvantagens de faculdade pública e particular, porquê não tenta se inscrever na Faculdade Finaci? Nossa faculdade particular possui diversos cursos aprovados pelo MEC e com preços acessíveis. Confira nossos cursos superiores na Faculdade Finaci.

Gostou desse artigo e quer ver mais artigos sobre cursos ? Clique aqui para ver todos os artigos com informações e dicas sobre cursos.

E ai, vai fazer uma faculdade pública ou particular? Faça a sua escolha e cresça profissionalmente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome