Curso presencial ou à distância, qual escolher?

0
136
Visualizações

Estamos vivendo na era da internet. Isso significa mudanças constantes em todos os aspectos da nossa sociedade. A educação, um dos mais importantes, também passa por evoluções. Com o avanço da tecnologia, o ensino à distância fica cada vez mais forte, como uma alternativa ao método presencial tradicional.

Isso gera uma dúvida muito comum: qual opção escolher, o curso presencial ou à distância? A verdade é que ambas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens e a escolha depende muito da disponibilidade e vontade do aluno. Vamos ver então as características de cada um deles para ajudar na escolha.

Presencial, à distância e o meio termo

As vantagens da educação presencial são evidentes e amplamente conhecidas. Em primeiro lugar, existe uma aproximação natural do meio acadêmico, visto que o contato com professores, colegas e eventos da instituição é direto. Isso ajuda não apenas nos estudos em si, mas as interações sociais são uma ferramenta extra de motivação.

Entretanto, suas desvantagens também são razoavelmente claras. O custo normalmente é elevado, pois a estrutura da instituição pesa, já que ela precisa manter um ambiente físico impecável. Além disso, o aluno tem gastos extras com transporte e, muitas vezes, alimentação. Não podemos deixar de lado também a inflexibilidade de horário.

Já a educação a distância é um contraponto a presencial e suas características são vantagens em relação a anterior. Primeiramente, o conteúdo está disponível no momento que o aluno precisar. Além disso, o custo é normalmente mais barato já que a estrutura necessária é menor.

Por outro lado, as desvantagens também são comparáveis. A falta de interação social pode desmotivar, além de trazer dificuldades de estudo. Por conta disso, a disciplina precisa ser muito grande. Por fim, existe ainda um preconceito em relação a esse tipo de diploma, o que é relativo, pois não existe nenhuma diferença entre os dois cursos.

Existe ainda um modelo que combina ambas as modalidades. O semipresencial. Esse modelo combina os dois anteriores para trazer uma experiência mais próxima ao aluno. Não existe uma regra, por isso cada instituição fica livre para fazer o seu horário conforme preferir. Normalmente, uma parte do curso é dada em sala de aula, enquanto outra é feita à distância.

Seu objetivo é eliminar as fraquezas de ambas e aproveitar suas forças. Por exemplo, a parte presencial visa diminuir o isolamento e aproximar os alunos de colegas e professores, mas sem perder a flexibilidade e disponibilidade do curso à distância.

Curso presencial ou à distância?

Mas qual é o melhor? O curso presencial ou à distância? Na verdade, depende. A escolha do curso ideal fica a cargo do perfil e dos objetivos do aluno. Por exemplo, quem trabalha e tem dificuldade de se comprometer e se deslocar até o local das aulas, irá aproveitar mais um curso a distância, em que o conteúdo é adaptável. Por outro lado, áreas em que o conteúdo é um pouco mais prático não se encaixam muito com um ambiente à distância. Por isso, no momento de escolher um curso, avalie seu perfil, suas opções e seu objetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome