Como é a especialização em AEE e Deficiência Física?

0
89
Visualizações

A sala de aula é constituída por muitas realidades distintas: existem alunos com mais facilidade e outros com individualidades no aprendizado, seja por condições físicas ou mentais. Esses alunos, assim como os demais, têm o direito à educação e nesse contexto, o professor pode se preparar para a inclusão de todos.

Com o objetivo de ensinar processos pedagógicos inclusivos, a especialização em AEE e Deficiência Física é voltada para pedagogos, professores do ensino fundamental e ensino médio, professores de educação inclusiva, fisioterapeutas, psicólogos, e demais profissionais que atuam em algum segmento da educação.

O curso é muito completo e aborda disciplinas que incluem os temas como psicomotricidade e desenvolvimento motor, neurociências e o processo de aprendizagem, legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalismo, além de informática aplicada para à produção braile, adaptação de livros didáticos e de literatura para pessoas com cegueira.

A especialização possibilita ainda que o professor questione a sua prática em sala de aula, provocando uma reflexão de onde é que possível incluir mais ainda todos os alunos e como essas ações podem ser concretizadas durante o processo educacional. Essa formação dos professores é muito relevante também para o entendimento dos novos caminhos da educação inclusiva.

Com a formação na especialização em AEE e deficiência física, o profissional da educação também vai ter um melhor domínio técnico para reconhecer as competências e dificuldades dos seus alunos e dessa forma vai produzir atividades adequadas e que estão de acordo com os cenários possíveis.

Se interessou em fazer o curso? Antes de iniciar, esteja atento aos itens abaixo:

1. Antes de começar a sua especialização, se informe e veja se o curso que você escolheu atende todas as exigências da Resolução No. 01 do dia 08/06/2007 e da Portaria No. 918 do dia 15/08/2017, publicada no Diário Oficial da União no dia 16/08/2017 – Página 157. Esse pré-requisito é fundamental.

2. Escolha com atenção: muitas vezes escolhemos um curso ao invés do outro por causa do preço. Antes de se atentar a esse detalhe, pesquise a nota da instituição que você escolheu no site do MEC, se informe sobre os professores e leia atentamente quais serão as disciplinas fornecidas. Se possível, vá até a faculdade e converse com alguém do departamento responsável sobre a especialização. Só depois disso realize a sua matrícula.

3. Estude de acordo com a sua disponibilidade: como o curso é voltado para profissionais que muitas vezes já estão atuando no mercado de trabalho, nesses casos, uma especialização na modalidade a distância pode ser a melhor opção. Várias intuições de ensino oferecem essa especialização nessa modalidade, o que facilita muito para os professores, que conseguem organizar melhor seus horários. Da mesma forma que a modalidade presencial, as especializações a distância são reconhecidas pelo MEC.

Muito mais do que um item a mais no currículo, essa especialização desenvolve um pensamento sobre a diversidade de ensino e aprendizado de uma maneira ampla, possibilitando ao profissional uma visão mais inclusiva para as várias situações que envolvem a docência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome