Como decidir o curso certo para minha carreira profissional?

0
114
Visualizações

Essa questão com certeza está na cabeça de muitas pessoas novas. Nesse artigo, iremos te ajudar a resolver essa dúvida!

Quando chega a hora de decidir sobre o futuro profissional, muitas pessoas têm dúvidas. Embora nada nessa vida seja fixo e imutável, ou seja, você pode mudar de carreira quantas vezes quiser ao longo dos anos, a escolha da primeira profissão ou especialização costuma ser a mais difícil. A princípio de tudo, a questão que sempre vem na mente dos jovens é: Como decidir o curso certo para minha carreira profissional ?

Antes de mais nada, vale dizer que nós não temos todas as respostas e que uma escolha de carreira assertiva depende muito mais das suas aptidões e preferências do que de qualquer outra coisa. Ainda assim, vamos dar algumas dicas valiosas que podem te ajudar a tomar essa decisão com mais tranquilidade. Vamos lá?

Como escolher uma área profissional para estudar?

Antes de tudo, é certo dizer que escolher a primeira graduação e decidir o curso certo é um momento muito importante na vida de qualquer estudante. A ansiedade e a insegurança desse momento são comuns, pois, em geral, os jovens que estão terminando o ensino médio não têm absoluta certeza sobre sua vocação profissional. Ainda assim, é certo dizer que a graduação tem as suas vantagens, e por isso, vale a pena pensar nessa opção.

Para esse público específico, existem algumas dicas bem práticas que podem auxiliar na decisão. Veja:

Dicas para escolher uma área profissional para estudar:

Aposte no autoconhecimento – O que você gosta de fazer? Com quais áreas de estudo tem mais afinidade? Para escolher uma graduação, é fundamental apostar no autoconhecimento, saber quais carreiras poderiam te fazer feliz e realizado. Você pode se auto analisar algumas perguntas reflexivas, como por exemplo: O que você se vê fazendo daqui 10 anos? Além disso, buscar suporte profissional para encontrar respostas pode ser útil. Que tal falar com um psicólogo ou consultor de carreiras?

Faça um teste vocacional – Existem vários testes vocacionais online e gratuitos que você pode fazer. Apesar de não apresentarem uma resposta definitiva, esses testes trazem luz para a sua escolha e apontam as áreas com as quais você tem mais afinidade. Portanto, eles podem ser uma boa referência para você escolher o seu curso.

Conheça o mercado de trabalho – Acima de tudo, devemos escolher uma profissão pela qual tenhamos amor, aquela que faz nossos olhos brilharem. Mas avaliar a empregabilidade da área também é essencial. Você pode, por exemplo, pesquisar dentro do segmento no qual você deseja atuar, quais são as carreiras em destaque, com o maior número de vagas disponíveis.

Utilize o LinkedIn – O LinkedIn é uma rede social corporativa repleta de informação de qualidade sobre carreiras. Ao criar um perfil na plataforma, você pode seguir profissionais de sucesso em várias áreas e pode, inclusive, interagir com eles, tirar dúvidas e obter insights positivos. A rede social também é ideal para a pesquisa de vagas de trabalho.

Como escolher uma especialização?

A especialização é feita por estudantes que já finalizaram a graduação, mas desejam atuar em um segmento mais delimitado dentro de sua carreira. Para escolher uma especialização ou MBA em uma área profissional específica, siga as dicas abaixo:

Saiba a diferença entre pós-graduação e MBA – Antes de qualquer coisa, você precisa entender que o MBA (Master of Business Administration) também é uma modalidade de pós-graduação, mas engloba formações para profissionais que buscam áreas de liderança e gestão. Já a pós-graduação lato sensu é indicada para aprimoramento e aprofundamento do conhecimento em uma área específica. Por exemplo, uma pessoa formada em jornalismo pode fazer uma pós-graduação em comunicação empresarial.

Pesquise as várias especializações disponíveis – Existem muitas especializações qualificadas e, para escolher o curso ideal, é importante pesquisar as áreas ofertadas e a reputação e o histórico da universidade que oferece o curso.

Tenha objetivos – Antes de tudo, defina objetivos dentro da sua área de formação, como por exemplo, que tipo de ocupação você deseja conquistar? Tenha essa resposta bem clara, já que isso vai te ajudar a encontrar a especialização mais adequada para atingir suas metas de crescimento profissional. Escolha o curso que mais combine com o seu perfil.

Venha para a Faculdade Finaci!

Este artigo te ajudou a decidir qual é o curso certo para você? A Finaci tem excelentes cursos de pós-graduação e de extensão universitária em diversas áreas do conhecimento. Entre as opções disponíveis, estão: pós-graduação em Dor Crônica, pós-graduação em Radioterapia, pós-graduação para Evolução Funcional de Professores e muitos outros cursos. Faça contato e saiba mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome