Vale a pena fazer curso técnico para ser uma alternativa no meio da crise?

será que vale a pena fazer curso técnico uma alternativa no meio a crise? Veja isso no artigo de hoje.

0
172
Visualizações

Vale a pena fazer curso técnico para ser uma alternativa no meio da crise?

Crises econômicas, embora previstas, causam problema mais do que esperados. Prova disso é a situação em que o Brasil se encontra devido a esse infortúnio atualmente. Não só para setores financeiros do país, mas também as áreas trabalhistas são profundamente afetadas tanto para quem precisa trabalhar e quem precisa contratar funcionários.

Só para se ter uma ideia, inúmeras empresas precisam adiar investimentos, negócios são guardados na gaveta, multiplicidade de tarefas para um único funcionário como forma de economizar, como afirma o DIIESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Daí a preocupação da qualificação profissional para escapar dos prejuízos.

Será que devo me qualificar em um momento de crise?

Um dos primeiros impactos que uma crise causa especialmente a que o país tem vivido desde 2016 é um índice de desemprego elevado. Mesmo com o mercado de trabalho passando por reformulações com novos estilos, como é o caso de home-offices e serviços freelance, ainda sim são necessárias outras especificações para fortalecer sua imagem corporativa frente à contratação pelas empresas.

E essa qualificação começa no ato de estudar. Mesmo que a nova geração tenha uma abertura ainda maior nesse aspecto, as pessoas mais velhas ainda possuem valor profissional considerável para contratação. Algumas vezes, a experiência vivida em momentos passados em outros serviços associada ao conhecimento teórico é bem mais visto que alguém que só trabalhou ou quem não buscou pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Outro ponto importante é que, com o desenvolvimento do mercado, novas funções foram surgindo. Ocupações tradicionais hoje já são bem mais segmentadas e com tarefas ainda mais profundas e que requerem um conhecimento ainda mais específico e que é aprendido dentro da sala de aula. E se o desejo é entrar logo no mercado de trabalho, então vale a pena fazer curso técnico.

Por que fazer curso técnico?

Vale a pena fazer curso técnico? Vale! Embora escolher uma profissão ou outra envolva muitos questionamentos, um curso técnico garante maior segurança para uma vaga numa grande empresa. De acordo com o Sistema de Avaliação Institucional (SAI), quem faz um curso técnico tem 74% de chances positivas de conseguir um emprego.

Entretanto, só escolher qualquer curso técnico não basta. O benefício do curso técnico se dá, em grande parte, de escolher a área correta. Analisar antes de tomar a decisão dá uma visão mais clara de qual curso estudar. Informática, Administração, Edificações e outros podem ser estudados como também a duração de cada um deles, o custo total gasto e as oportunidades de emprego para cada área. Até a valorização da classe trabalhadora pode ser verificada, uma vez que não são todos os profissionais que são valorizados com salários à altura do serviço, carga horária cumprida entre outros aspectos.

Vale a pena fazer curso técnico também por conta da aprendizagem, devido a expansão dos postos de trabalho e de outras tarefas que surgiram. Por isso, é bom enfrentar a crise com essas dicas e vê-la não só como um empecilho, mas como uma ótima oportunidade para crescer.

E aí, ficou interessado em fazer um curso técnico? Na Faculdade Finaci nós temos diversos cursos técnicos e especializações pós-técnico em diversas áreas que podem ser do seu interesse, então porquê não da uma olhada? Clique aqui para ver todos os cursos técnicos da Faculdade Finaci.

Gostou de ver informações sobre os cursos atualmente e quer ver outros artigos relacionados a esse tema? Clique aqui para ver todos os artigos relacionados a cursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome