Tecnologias Assistivas na educação

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tecnologias assistivas

Boa parte da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Apesar das evoluções tanto nas tecnologias quanto na mentalidade da população, de forma geral, os deficientes ainda sofrem com a segregação social.

É pensando nesse distanciamento que se evoluiu, hoje, as tecnologias, de forma a quebrarem as barreiras que restringem os deficientes de exercerem sua participação social, principalmente no que diz respeito ao ambiente educacional.

O que é tecnologia assistiva?

Tecnologia assistiva é toda a ferramenta ou recurso tecnológico que visa proporcionar às pessoas com necessidades especiais mais integração, facilitação de suas atividades diárias melhor desempenho em suas tarefas, para que possam integrar qualquer ambiente no seu dia a dia.

Elas incluem aparelhos auditivos, cadeiras especiais, teclados modificados, softwares especializados e afins. São aparatos tecnológicos que facilitam o cotidiano dos indivíduos com necessidades especiais para que suas limitações não os impeçam de se integrarem em sociedade.

E o que são tecnologias assistivas para a educação?

Hoje, as escolas já são possibilitadas a serem cada vez mais preparadas para atender aos alunos especiais. Isso porque o desenvolvimento tecnológico tem oferecido uma gama de possibilidades e recursos que facilitam o desenvolvimento deles.

Basta a escola se preparar e se engajar para receber seus alunos, fazendo de suas limitações não mais um motivo para que eles não participem das atividades escolares.

Os materiais adaptados devem incluir os contextos nos quais os alunos especiais podem estar inseridos, como recursos de comunicação; recursos de mobilidade; adaptação de veículos e cadeiras; recursos de acessibilidade e outros.

Hoje, se encontra recursos de síntese de voz, para alunos com dificuldade na fala. Tem-se materiais didáticos em Braille, para aqueles com a visão mais limitada. Para o acesso a computadores, existem uma gama de softwares e hardwares especializados, com textos aumentados ou reconhecimento de voz. Ainda sobre o uso de computadores, as escolas podem contar com mouses e teclados adaptados, possibilitando as atividades feitas pela máquina. Sobre a movimentação, tem-se recursos de mobilidade manual ou, inclusive, elétrica, permitindo as atividades ao ar livre, como esportes, brincadeiras e dinâmicas diversas. A educação infantil ainda conta com brinquedos especiais, próprios para crianças com limitações. Além de muitas outras possibilidades.

Agora, as escolas não têm como não receberem esses alunos. A tecnologia já tem oferecido diversas alternativas para que esses alunos façam parte de todas as atividades escolares.

A importância do professor

É evidente que professores e gestores escolares tenham em mente que os profissionais estejam capacitados para trabalhar com esses recursos e receber os alunos especiais da melhor forma.

Portanto, o professor deve se abrir e procurar compreender como se utilizar desses recursos, possibilitando que todos os alunos estejam envolvidos com as atividades pedagógicas.

Considerações finais

É importante ter em mente que a tecnologia assistiva busca incluir de forma mais efetiva as pessoas com deficiência nos diversos ambientes sociais que ela frequenta ou possa vir a frequentar. No que se refere à educação, as tecnologias assistivas procuram trazer possibilidades que os permitem exercer sua cidadania, de forma participativa, sem os preconceitos e as demais barreiras que possam vir a segregá-los. É uma forma de manter os espaços mais acessíveis, preparados e engajados socialmente.

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