Qual o dia a dia de um enfermeiro?

0
271
Visualizações

Quando se tem dúvida sobre o que fazer no futuro, nada melhor que conhecer um pouco mais sobre a rotina da profissão que se pretende seguir, certo? É por essa razão que preparamos esse artigo explicando um pouco mais sobre o dia a dia de um enfermeiro. Isso permitirá que você conheça mais sobre as funções que executa cotidianamente esse profissional e tome uma decisão correta caso tenha interessa por essa área.

Confira a seguir um pouco sobre o dia a dia de um enfermeiro em diferentes ambientes de trabalho!

No hospital: o cotidiano de um enfermeiro

O profissional da enfermagem, que trabalha em hospitais, clínicas, postos de saúde e similares, terá diversas funções no seu cotidiano. Entre elas estão a realização dos primeiros atendimentos dos pacientes que acabaram de chegar, bem como a execução de exames preliminares e também preparação para que o médico faça os demais. Aqueles que atendem na emergência farão os curativos urgentes e tomaram os demais cuidados para aliviar a dor dos acidentados o mais rápido possível.

Na emergência também será preciso que o enfermeiro se adapte rapidamente a situação, para deixar o ambiente pronto antes mesmo de o paciente chegar ao hospital. Uma vez que ele chegue ao local do atendimento, o enfermeiro precisará verificar o grau de urgência a partir de uma consulta prévia em que irá anotar informações sobre a situação.

Ele também irá executar serviços administrativos, como o preenchimento de fichas médicas, distribuição e aplicação de medicamentos prescritos pelos médicos e controle do quadro dos pacientes internados ou em observação. Sem falar do cuidado com a conservação do ambiente, que é essencial para que haja qualidade no atendimento. Outra função que faz parte do dia a dia de um enfermeiro é a de supervisionar as atividades de técnicos de enfermagem.

Quando se trata de um centro cirúrgico será necessária a atuação de uma equipe de enfermeiros. Entre as tarefas que irão executar está a preparação do ambiente, deixando todos os equipamentos disponíveis para o cirurgião.

O enfermeiro será o responsável por cuidar do paciente antes, durante e depois da operação, explicando a ele os procedimentos, realizando exames, cuidando da alimentação, higiene, medicação e todos os cuidados que possam surgir.

Dia a dia daqueles que saem do hospital

Há aqueles profissionais que precisam deixar as unidades de saúde e atender de situações de resgate, por exemplo, que acabam ficando em ambulâncias. Eles farão os primeiros atendimentos, mas sem contar com todos os recursos que um hospital poderia oferecer. Assim o enfermeiro irá verificar os sinais vitais, conferir se há lesões graves e execução de procedimentos como imobilização e reanimação. Também precisará analisar a possibilidade de encaminhar os pacientes ao centro médico mais próximo.

Hoje se popularizou o serviço de enfermagem a domicílio, até como uma forma de se proteger de possíveis infecções hospitalares. A grande diferença para esse atendimento, comparado ao dado em hospitais é a limitação de recursos. O restante irá se assemelhar muito a rotina normal de um enfermeiro comum, não tendo que improvisar tanto quanto alguém que trabalhe em resgates que são emergências.

Agora que conheceu mais sobre o dia a dia de um enfermeiro consegue se decidir pelo curso de enfermagem? Se sim, ótimo, mas se ainda há alguma dúvida acesse nosso site para conhecer mais sobre os cursos que oferecemos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome