Qual a diferença entre curso técnico e curso superior?

Veja qual a diferença entre curso técnico e curso superior e escolha qual modalidade é a melhor para você.

0
181
Visualizações

Qual a diferença entre curso técnico e curso superior?

Estar capacitado e habilitado para o duríssimo mercado de trabalho é essencial para conquistar um bom emprego e a tão sonhada estabilidade financeira. E daí vem a importância de as pessoas investirem em cursos, como os cursos de graduação e cursos técnicos, que as qualificam para disputar as melhores vagas do mercado e excelentes remunerações. Embora tenham diversas diferenças, ambos os tipos de cursos, atualmente, são praticamente obrigatórios para que um profissional possa se destacar na busca por um emprego.

Você sabe qual é a diferença entre curso técnico e curso superior? Confira nesse artigo todas as informações que temos para você! Veja abaixo:

Qual o diferencial do curso técnico?

Os cursos técnicos apresentam menor tempo de duração quando comparados aos cursos do ensino superior, já que duram entre 18 e 24 meses, enquanto um curso superior pode durar entre 4 e 6 anos. Em relação aos cursos profissionalizantes, por sua vez, o curso técnico possui maior tempo de duração.

Proporcionando ao aluno atividades teóricas e práticas, um curso técnico é sempre voltado para atender a demanda de profissionais no mercado, além de apresentar mensalidades acessíveis (em algumas instituições são gratuitos).

Quais as vantagens do curso superior?

Os cursos superiores representam o nível mais elevado dos sistemas educativos e, por isso, duram mais que os cursos técnicos. Com duração de até 6 anos, como é o caso do curso de Medicina, a graduação é o que permite ao profissional amplo conhecimento para que possam atuar nos mais diversos nichos de mercado.

Outra grande vantagem em relação aos outros tipos de curso, como os cursos profissionalizantes e técnicos, é que os graduados podem avançar ainda mais e realizar cursos de especialização, como mestrado e doutorado.

Quais as diferenças entre curso técnico e curso superior?

Uma diferença entre curso técnico e superior é em relação ao tipo de formação. Um curso técnico apresenta diploma com validação em todo o território do Brasil, da mesma forma que o ensino superior, porém uma graduação é considerada o nível mais elevado de formação, enquanto o ensino técnico possui menor duração e é ideal para as pessoas que querem se inserir rapidamente no mercado de trabalho.

Outra grande diferença entre os cursos superiores e cursos técnicos é que o ensino superior pode ser feito apenas por pessoas que têm o ensino médio, enquanto o curso técnico pode ser realizado por estudantes, inclusive com opções de cursos integrados, nos quais os alunos realizam o ensino médio e ganham capacitação técnica ao mesmo tempo. Além disso, os cursos técnicos proporcionados nas instituições privadas costumam ter mensalidades mais acessíveis em relação ao curso superior.

De acordo com as especificações do Ministério da Educação (MEC), um curso técnico pode ter duração entre 18 e 24 meses, enquanto o ensino superior apresenta duração de 3 anos e meio até 6 anos.

E aí, entendeu a diferença entre curso técnico e curso superior? Você já sabe qual seria o melhor tipo de curso para você? Qualifique-se e tenha sucesso profissional! Aproveite e faça um curso técnico ou um curso superior hoje mesmo na Faculdade Finaci.

Gostou de saber informações sobre os cursos e quer ver outros artigos relacionados a esse tema? Clique aqui para ver todos os artigos relacionados a cursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome