Quais as áreas de atuação de enfermagem?

0
159
Visualizações

É comum associarmos a figura do enfermeiro àquele profissional responsável apenas por auxiliar médicos e pacientes em uma clínica, hospital ou consultório. As áreas de atuação de enfermagem, entretanto, passaram por transformações nos últimos anos e hoje se tornaram muito mais amplas.

Essa abrangência proporciona aos enfermeiros melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente, salários mais justos. É por isso que hoje vamos falar sobre as possibilidades de atuação nessa área e como o trabalho do profissional de enfermagem pode ir muito além dos espaços de saúde.

O profissional de enfermagem

Antes de apontarmos essas possibilidades, porém, vamos explicar quem é o profissional de enfermagem, que pode ser tanto um enfermeiro quanto um técnico ou auxiliar. Este se tornou uma peça fundamental ao funcionamento de hospitais, clínicas, postos de saúde e consultórios médicos.

Isso porque, nesses locais, ele é responsável principalmente por prestar os primeiros atendimentos, realizar curativos, administrar medicamentos e prevenir infecções. Suas funções variam desde a medição de temperatura até o auxílio ao médico durante uma cirurgia.

Seja qual for a atividade, esse profissional atua cuidando de pessoas. É ele quem irá garantir o bem estar de quem precisa passar por um ambiente hospitalar, seja paciente ou familiar.

Áreas de atuação de enfermagem

Mas você sabia que a atuação do profissional de enfermagem não se restringe aos ambientes hospitalares? Como já foi dito, esse setor passou por grandes mudanças nos últimos anos, o que ampliou as possibilidades de trabalho para esses profissionais.

Hoje, por exemplo, é muito comum encontrarmos o profissional de enfermagem atuando na residência dos pacientes. Nesses casos, ele presta assistência a quem precisa de cuidados em casa, como idosos ou pacientes com necessidades específicas.

Essa atividade, conhecida como home care (ou atendimento domiciliar), está se tornando cada vez mais popular no Brasil e os cuidados não se diferem em nada daqueles praticados dentro dos espaços de saúde.

O profissional de enfermagem também pode trabalhar em unidades de emergência ou integrar equipes de salvamento. Outra forma de atuação é na área obstetrícia, na qual ele presta atendimento a gestantes ou lactantes, podendo, até mesmo, realizar partos que não ofereçam riscos à mãe ou ao bebê.

Ainda fora dos ambientes hospitalares, o profissional de enfermagem pode atuar em diversos outros segmentos: dando assistência a famílias que vivem em comunidades pobres; lecionando em escolas e universidades; realizando pesquisas e estudos científicos; trabalhando em grandes empresas na prevenção e manutenção da saúde dos colaboradores; exercendo funções de gestão e administração (projetos, protocolos, controle de materiais e medicamentos etc.), entre outras.

Mas as mudanças também afetaram a forma como os profissionais de enfermagem atuam dentro dos espaços de saúde, especialmente os hospitais. Atualmente, eles fazem parte de equipes multidisciplinares, trocam experiências com os médicos locais e podem, inclusive, opinar e decidir sobre determinadas questões.

Não há como negar que as áreas de atuação de enfermagem estão cada vez mais amplas, o que pode ser determinante para o crescimento profissional de enfermeiros, dos técnicos e auxiliares. Afinal, com tantas opções de trabalho, fica mais fácil escolher uma que se encaixe nos seus objetivos.

Se você gostou desse artigo, acesse nosso site e conheça os cursos que disponibilizamos para você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome