O que fazer primeiro Curso Técnico ou Superior?

O que fazer primeiro Curso Técnico ou Superior? Veja no nosso artigo de hoje.

0
317
Visualizações

O que fazer primeiro Curso Técnico ou Superior?

Você já escolheu qual profissão deseja seguir? Planeja fazer um curso técnico ou faculdade? Assim como você, muitas outras pessoas têm dúvidas na hora de dar o primeiro passo da carreira profissional. O momento mais difícil, sem dúvida, é escolher a profissão. Por isso, é importante levantar o máximo de informações sobre os cursos, indicadores do mercado de trabalho e, se possível, conversar com profissionais experientes, que poderão dar dicas importantes para a construção de uma carreira sólida e de sucesso.

Isto implica, por exemplo, definir por uma formação técnica ou graduação. O que é melhor? Fazer um curso técnico antes da faculdade? Ou partir direto para a faculdade? Veja qual a melhor opção para você no artigo de hoje: curso técnico ou superior?

Qual a vantagem de fazer um curso técnico?

Antes de entender qual é melhor: curso técnico ou superior, vamos entender quais as vantagens de um curso técnico? Para fazer um curso técnico não é necessário concluir o ensino médio regular. É possível fazer os dois cursos ao mesmo tempo. Algumas instituições de ensino, inclusive, oferecem o ensino médio integrado à formação técnica. Basta disciplina e dedicação para conciliar todas as atividades acadêmicas e o estágio supervisionado, exigido em alguns cursos técnicos. A vantagem é concluir esta etapa da vida estudantil com dois diplomas importantes para o mercado de trabalho.

A duração do curso técnico varia de 12 a 24 meses. Totalmente voltado para o mercado de trabalho, o curso técnico alia teoria e prática, em laboratórios e oficinas da instituição de ensino e no estágio supervisionado. É o caminho mais rápido para quem deseja iniciar a vida profissional antes de ingressar na faculdade.

O mercado de trabalho, no Brasil, é carente de mão de obra qualificada, principalmente em nível técnico. Isto porque a maioria dos jovens, ao concluir a escola secundária, busca logo uma vaga no ensino superior. Com isso, faltam técnicos no mercado de trabalho nacional, o que torna a mão de obra mais valorizada em vários segmentos da economia, como a indústria e prestadores de serviços.

E o curso superior?

Agora que você entende as vantagens de um curso técnico, vamos entender as vantagens de um curso superior, para você conseguir escolher entre o curso técnico ou superior. O primeiro degrau da formação universitária é a graduação. Com o diploma na mão, o estudante poderá dar sequência aos estudos, cursando pós-graduação, lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado). Há três modalidades de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Graças à internet, hoje em dia é possível fazer um curso superior à distância. Além de cursos presenciais, diversas faculdades oferecem graduação semipresencial ou à distância (EAD).

Cursos de bacharelado proporcionam uma formação abrangente sobre determinada área de conhecimento. Forma médico, dentista, jornalista, direito, engenheiro, entre outros profissionais. O curso de licenciatura forma professores de educação básica e ensino médio. A grade curricular inclui disciplinas bem específicas como pedagogia, didática e psicologia. Cursos de licenciatura duram de dois a quatro anos.

Para quem deseja obter um diploma de curso superior em menos tempo, existe a graduação tecnológica, com duração de dois a três anos. Cursos de tecnologia são voltados para áreas bem específicas como gestão empresarial, comércio exterior, logística, gestão ambiental, segurança do trabalho, entre outras profissões. O tecnólogo também poderá fazer curso de pós-graduação, pois o diploma tem o mesmo valor que o bacharelado e a licenciatura.

Curso técnico ou superior: o que fazer primeiro?

Se o objetivo é ingressar no mercado de trabalho rapidamente, a melhor opção é fazer um curso técnico. Com o diploma de técnico nas mãos é só buscar a sonhada colocação no mercado de trabalho. Quem faz curso técnico relacionado à carreira que deseja construir terá melhor desempenho na faculdade. A base teórica e prática adquirida no curso técnico e a experiência desenvolvida no trabalho serão de grande valia para o curso superior.

Várias pesquisas sobre o mercado de trabalho brasileiro mostram que o índice de empregabilidade da mão de obra técnica é crescente, superando a quantidade de vagas ofertadas para quem possui diploma de curso superior. O jovem que possui dois diplomas – ensino médio e técnico – é melhor avaliado por recrutadores e tem grandes chances de conseguir o primeiro emprego.

Decisões sobre a vida profissional, mesmo para quem ainda é muito jovem, devem ser tomadas com bastante critério para não perder tempo ou desistência do curso ao longo do caminho. O curso técnico é o caminho mais curto para quem almeja iniciar a vida profissional mais cedo e, depois, buscar uma vaga no ensino superior. Quem tem outros planos pode optar pelo ingresso na faculdade e dar sequência à formação com cursos de pós-graduação. O mais importante é fazer a escolha certa com relação à profissão e estudar em instituições reconhecidas no mercado de trabalho.

Agora que você sabe a importância do curso técnico, porquê não se inscrever em um hoje mesmo ? No Colégio Técnico Inaci, temos diversos cursos técnicos rápidos, baratos e eficientes. Entre e confira os cursos técnicos do Colégio Técnico Inaci.

Gostou dessa dica? Vai fazer o primeiro o curso técnico ou superior? Compartilhe e leia outros artigos no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite a sua mensagem!
Digite o seu nome