O que é educação inclusiva?

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educação inclusiva

A educação inclusiva trata de como as nossas escolas são projetadas para que todas as crianças possam participar e aprender. Inclusão é também sobre encontrar maneiras diferentes de ensinar, de modo que as salas de aula envolvam ativamente todas as crianças. Também significa encontrar maneiras de desenvolver amizades, relacionamentos e respeito mútuo entre todas as crianças e entre os alunos e os professores da escola.

A educação inclusiva não é apenas para algumas crianças. Ser incluído não é algo para o qual uma criança deve estar pronta. Todas as crianças estão sempre prontas para frequentar escolas regulares e salas de aula. Sua participação não é algo que deve ser conquistado.

A educação inclusiva é uma maneira de pensar sobre como ser criativo para tornar nossas escolas lugares onde todas as crianças possam participar. Criatividade pode significar que os professores aprendem a ensinar de maneiras diferentes ou a projetar suas lições para que todas as crianças possam se envolver.

Como valor, a educação inclusiva reflete a expectativa de que queremos que todos os nossos filhos sejam apreciados e aceitos ao longo da vida.

Crenças e Princípios

  • Todas as crianças podem aprender;
  • Todas as crianças frequentam salas de aula regulares adequadas à idade em suas escolas locais;
  • Todas as crianças recebem programas educacionais apropriados;
  • Todas as crianças recebem um currículo relevante para suas necessidades;
  • Todas as crianças participam de atividades extracurriculares;
  • Todas as crianças se beneficiam da cooperação, colaboração entre casa, escola e comunidade.

A educação inclusiva significa que todas as crianças nunca devem deixar suas salas de aula regulares?

A educação inclusiva significa que todas as crianças são educadas em salas de aula regulares. Não significa, no entanto, que crianças não possam sair da sala de aula por motivos específicos. Por exemplo, uma criança pode requerer assistência individual em um assunto específico. Isso pode ou não estar acontecendo durante o horário regular da aula.

Uma vez que as escolas são inclusivas, é dada uma atenção séria à frequência com que uma criança pode estar fora da sala de aula regular e às razões pelas quais isso pode estar acontecendo. Isso não significa que crianças com certas características (por exemplo, pessoas com deficiências) estejam em salas de aula separadas por todo ou parte do dia escolar.

Principais características da educação inclusiva

Geralmente, a educação inclusiva é bem-sucedida quando essas características e práticas importantes são seguidas:

  • Aceitar incondicionalmente todas as crianças;
  • Proporcionar tanto apoio a crianças, professores e salas de aula quanto necessário para garantir que todas as crianças possam participar de suas escolas e aulas;
  • Desenvolver objetivos educacionais de acordo com as habilidades de cada criança;
  • Projetar escolas e classes de maneiras que ajudem as crianças a aprender e atingir seu potencial máximo;
  • Ter professores que tenham conhecimento sobre diferentes formas de ensinar, para que crianças com várias habilidades e pontos fortes possam aprender juntas;
  • Ter diretores, professores, pais e outros colaboradores trabalhando juntos para determinar as formas mais afetivas de oferecer uma educação de qualidade em um ambiente inclusivo.

Os benefícios da educação inclusiva

Ao longo dos anos, os benefícios de fornecer uma educação inclusiva a todas as crianças foram mostrados. A educação inclusiva, quando bem praticada, é muito importante porque:

  • Todas as crianças são capazes de fazer parte de sua comunidade e de desenvolver um senso de pertencer e se tornar melhor preparadas para a vida na comunidade como crianças e adultos;
  • Proporciona melhores oportunidades de aprendizado. Crianças com habilidades variadas costumam ser mais motivadas quando aprendem em turmas cercadas por outras crianças;
  • As expectativas de todas as crianças são maiores. A inclusão bem-sucedida tenta desenvolver os pontos fortes e os dons de um indivíduo;
  • Ela permite que as crianças trabalhem em metas individuais enquanto estão com outros alunos da mesma idade;
  • Encoraja o envolvimento dos pais na educação de seus filhos e nas suas atividades;
  • Promove uma cultura de respeito e pertencimento. Também oferece a oportunidade de aprender e aceitar diferenças individuais;
  • Proporciona a todas as crianças oportunidades de desenvolver amizades umas com as outras. As amizades fornecem modelos e oportunidades de crescimento.

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